Mídias Digitais

Mídias Digitais:

  1. O que é o conceito de convergência midiática, proposto por Henry Jenkins?

    a) É o processo pelo qual diferentes mídias se integram e se complementam, gerando novas formas de produção, distribuição e consumo de conteúdo.

    b) É o processo pelo qual diferentes mídias se substituem e se tornam obsoletas, gerando novas formas de exclusão, alienação e manipulação de conteúdo.

    c) É o processo pelo qual diferentes mídias se isolam e se especializam, gerando novas formas de segmentação, diferenciação e personalização de conteúdo.

    d) É o processo pelo qual diferentes mídias se conflitam e se antagonizam, gerando novas formas de disputa, resistência e contestação de conteúdo.

    e) É o processo pelo qual diferentes mídias se harmonizam e se padronizam, gerando novas formas de consenso, cooperação e colaboração de conteúdo.

    Resposta: A. O conceito de convergência midiática, proposto por Henry Jenkins, é o processo pelo qual diferentes mídias se integram e se complementam, gerando novas formas de produção, distribuição e consumo de conteúdo, conforme o livro “Cultura da Convergência” . Esse conceito envolve aspectos tecnológicos, culturais, sociais e econômicos das mídias digitais.

  2. O que é o modelo de negócio freemium, utilizado por muitas plataformas digitais, como Spotify, Netflix e YouTube?

    a) É um modelo de negócio que oferece um serviço gratuito e ilimitado para todos os usuários, financiado por publicidade ou patrocínio.

    b) É um modelo de negócio que oferece um serviço gratuito e limitado para todos os usuários, incentivando a assinatura de um serviço premium e pago com mais recursos ou benefícios.

    c) É um modelo de negócio que oferece um serviço gratuito e personalizado para cada usuário, baseado em seus dados, preferências e comportamentos.

    d) É um modelo de negócio que oferece um serviço gratuito e temporário para todos os usuários, exigindo um pagamento posterior para continuar usando o serviço.

    e) É um modelo de negócio que oferece um serviço gratuito e colaborativo para todos os usuários, dependendo da contribuição voluntária ou doação dos mesmos.

    Resposta: B. O modelo de negócio freemium é um modelo de negócio que oferece um serviço gratuito e limitado para todos os usuários, incentivando a assinatura de um serviço premium e pago com mais recursos ou benefícios, conforme o artigo “Making Freemium Work” . Esse modelo de negócio visa atrair e fidelizar os usuários, gerando receita e valor.

  3. O que é o conceito de transmídia, relacionado às mídias digitais?

    a) É o conceito de que uma mesma história ou conteúdo é contado ou apresentado em diferentes mídias, de forma complementar e integrada, criando uma experiência imersiva e participativa para o público.

    b) É o conceito de que uma mesma história ou conteúdo é adaptado ou traduzido em diferentes mídias, de forma independente e isolada, criando uma experiência diversificada e variada para o público.

    c) É o conceito de que uma mesma história ou conteúdo é remixado ou transformado em diferentes mídias, de forma crítica e criativa, criando uma experiência interativa e colaborativa para o público.

    d) É o conceito de que uma mesma história ou conteúdo é replicado ou copiado em diferentes mídias, de forma redundante e massificada, criando uma experiência repetitiva e homogênea para o público.

    e) É o conceito de que uma mesma história ou conteúdo é ampliado ou aprofundado em diferentes mídias, de forma complexa e detalhada, criando uma experiência desafiadora e enriquecedora para o público.

    Resposta: A. O conceito de transmídia é o conceito de que uma mesma história ou conteúdo é contado ou apresentado em diferentes mídias, de forma complementar e integrada, criando uma experiência imersiva e participativa para o público, conforme o livro “A Criação de Mundos na Ficção Transmídia” . Esse conceito envolve aspectos narrativos, estéticos, lúdicos e comunicacionais das mídias digitais.

  4. O que é o fenômeno dos influenciadores digitais, que se tornaram uma referência nas mídias digitais?

    a) É o fenômeno dos indivíduos que utilizam as mídias digitais para produzir e compartilhar conteúdo de forma autêntica, original e relevante, gerando engajamento, confiança e admiração entre seus seguidores.

     

    b) É o fenômeno dos indivíduos que utilizam as mídias digitais para consumir e recomendar conteúdo de forma crítica, seletiva e consciente, gerando credibilidade, autoridade e influência entre seus pares.

    c) É o fenômeno dos indivíduos que utilizam as mídias digitais para monitorar e analisar conteúdo de forma estratégica, inteligente e eficiente, gerando informação, conhecimento e inovação entre seus clientes.

    d) É o fenômeno dos indivíduos que utilizam as mídias digitais para manipular e disseminar conteúdo de forma persuasiva, viral e massiva, gerando emoção, sensação e reação entre seus alvos.

    e) É o fenômeno dos indivíduos que utilizam as mídias digitais para contestar e criticar conteúdo de forma polêmica, provocativa e controversa, gerando debate, discussão e reflexão entre seus opositores.

    Resposta: A. O fenômeno dos influenciadores digitais é o fenômeno dos indivíduos que utilizam as mídias digitais para produzir e compartilhar conteúdo de forma autêntica, original e relevante, gerando engajamento, confiança e admiração entre seus seguidores, conforme o livro “Influenciadores Digitais: A ascensão das novas estrelas da internet” . Esse fenômeno envolve aspectos identitários, relacionais, expressivos e mercadológicos das mídias digitais.

  5. O que é o conceito de big data, associado às mídias digitais?

    a) É o conceito de que as mídias digitais geram e armazenam uma grande quantidade de dados, que podem ser processados e analisados por meio de técnicas e ferramentas avançadas, gerando insights e soluções para diversos problemas e desafios.

    b) É o conceito de que as mídias digitais exigem e consomem uma grande quantidade de dados, que podem ser reduzidos e otimizados por meio de técnicas e ferramentas simples, gerando economia e eficiência para diversos processos e atividades.

    c) É o conceito de que as mídias digitais protegem e criptografam uma grande quantidade de dados, que podem ser acessados e verificados por meio de técnicas e ferramentas seguras, gerando confiança e transparência para diversos usuários e organizações.

    d) É o conceito de que as mídias digitais compartilham e distribuem uma grande quantidade de dados, que podem ser filtrados e selecionados por meio de técnicas e ferramentas personalizadas, gerando relevância e qualidade para diversos conteúdos e serviços.

    e) É o conceito de que as mídias digitais visualizam e representam uma grande quantidade de dados, que podem ser organizados e interpretados por meio de técnicas e ferramentas criativas, gerando informação e conhecimento para diversos públicos e interesses.

    Resposta: A. O conceito de big data é o conceito de que as mídias digitais geram e armazenam uma grande quantidade de dados, que podem ser processados e analisados por meio de técnicas e ferramentas avançadas, gerando insights e soluções para diversos problemas e desafios, conforme o livro “Big Data: Como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana” . Esse conceito envolve aspectos quantitativos, qualitativos, temporais e valorosos dos dados nas mídias digitais.

  6. O que é o conceito de gamificação, aplicado às mídias digitais?

    a) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para criar e jogar games, de forma divertida, competitiva e desafiadora, gerando motivação, aprendizagem e entretenimento para os jogadores.

    b) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para simular e modelar situações, de forma realista, complexa e dinâmica, gerando compreensão, solução e inovação para os usuários.

    c) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para incorporar e estimular elementos, mecânicas e dinâmicas de games, de forma lúdica, interativa e envolvente, gerando engajamento, recompensa e satisfação para os participantes.

    d) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para avaliar e classificar desempenhos, de forma objetiva, quantitativa e comparativa, gerando feedback, reconhecimento e melhoria para os envolvidos.

    e) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para comunicar e narrar histórias, de forma imersiva, emocional e expressiva, gerando identificação, empatia e participação para os espectadores.

    Resposta: C. O conceito de gamificação é o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para incorporar e estimular elementos, mecânicas e dinâmicas de games, de forma lúdica, interativa e envolvente, gerando engajamento, recompensa e satisfação para os participantes, conforme o livro “Gamificação na Educação” . Esse conceito envolve aspectos pedagógicos, comportamentais, motivacionais e estratégicos das mídias digitais.

  7. O que é o fenômeno das fake news, que se tornou um problema nas mídias digitais?

    a) É o fenômeno das notícias falsas, distorcidas ou manipuladas, que são produzidas e disseminadas nas mídias digitais, de forma intencional ou não, gerando desinformação, confusão e polarização entre os receptores.

    b) É o fenômeno das notícias velhas, desatualizadas ou irrelevantes, que são reproduzidas e recicladas nas mídias digitais, de forma aleatória ou não, gerando saturação, repetição e banalização entre os receptores.

    c) É o fenômeno das notícias sensacionalistas, exageradas ou escandalosas, que são criadas e divulgadas nas mídias digitais, de forma emocional ou não, gerando comoção, indignação e reação entre os receptores.

    d) É o fenômeno das notícias incompletas, parciais ou tendenciosas, que são selecionadas e filtradas nas mídias digitais, de forma estratégica ou não, gerando omissão, silenciamento e manipulação entre os receptores.

    e) É o fenômeno das notícias contraditórias, conflitantes ou confusas, que são geradas e confrontadas nas mídias digitais, de forma dialética ou não, gerando debate, discussão e reflexão entre os receptores.

    Resposta: A. O fenômeno das fake news é o fenômeno das notícias falsas, distorcidas ou manipuladas, que são produzidas e disseminadas nas mídias digitais, de forma intencional ou não, gerando desinformação, confusão e polarização entre os receptores, conforme o livro “Fake News: A conexão entre a desinformação e a desconfiança nas instituições” . Esse fenômeno envolve aspectos éticos, políticos, sociais e cognitivos das mídias digitais.

  8. O que é o conceito de internet das coisas, relacionado às mídias digitais?

    a) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para conectar e integrar objetos físicos, que possuem sensores, processadores e transmissores, de forma inteligente, autônoma e interativa, gerando funcionalidade, eficiência e conveniência para os usuários.

    b) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para criar e gerenciar projetos, que envolvem pessoas, recursos e atividades, de forma colaborativa, dinâmica e adaptativa, gerando produtividade, qualidade e inovação para os usuários.

    c) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para acessar e explorar informações, que estão armazenadas em bancos de dados, nuvens ou redes, de forma rápida, fácil e segura, gerando conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento para os usuários.

    d) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para expressar e compartilhar opiniões, que refletem valores, crenças e atitudes, de forma livre, democrática e plural, gerando comunicação, participação e cidadania para os usuários.

    e) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para entreter e divertir, que proporcionam prazer, emoção e relaxamento, de forma criativa, lúdica e envolvente, gerando lazer, cultura e bem-estar para os usuários.

    Resposta: A. O conceito de internet das coisas é o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para conectar e integrar objetos físicos, que possuem sensores, processadores e transmissores, de forma inteligente, autônoma e interativa, gerando funcionalidade, eficiência e conveniência para os usuários, conforme o livro “Internet das Coisas: Conceitos, Aplicações e Desafios” . Esse conceito envolve aspectos tecnológicos, práticos, econômicos e ambientais das mídias digitais.

  9. O que é o fenômeno dos memes, que se tornaram uma forma de expressão nas mídias digitais?

    a) É o fenômeno das imagens, vídeos, textos ou sons, que são modificados e replicados nas mídias digitais, de forma humorística, irônica ou crítica, gerando riso, diversão e viralização entre os internautas.

    b) É o fenômeno das imagens, vídeos, textos ou sons, que são produzidos e compartilhados nas mídias digitais, de forma artística, estética ou criativa, gerando admiração, inspiração e apreciação entre os internautas.

    c) É o fenômeno das imagens, vídeos, textos ou sons, que são consumidos e comentados nas mídias digitais, de forma informativa, educativa ou formativa, gerando conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento entre os internautas.

    d) É o fenômeno das imagens, vídeos, textos ou sons, que são contestados e denunciados nas mídias digitais, de forma política, social ou ética, gerando debate, mobilização e transformação entre os internautas.

    e) É o fenômeno das imagens, vídeos, textos ou sons, que são ignorados e esquecidos nas mídias digitais, de forma indiferente, apática ou desinteressada, gerando desapego, desvalorização e descarte entre os internautas.

    Resposta: A. O fenômeno dos memes é o fenômeno das imagens, vídeos, textos ou sons, que são modificados e replicados nas mídias digitais, de forma humorística, irônica ou crítica, gerando riso, diversão e viralização entre os internautas, conforme o livro “Memes em Tempos de Coronavírus: Humor, Crítica e Resistência na Internet” . Esse fenômeno envolve aspectos culturais, comunicacionais, emocionais e identitários das mídias digitais.

  10. O que é o conceito de realidade virtual, aplicado às mídias digitais?

    a) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para criar e simular ambientes tridimensionais, que são imersivos, interativos e realistas, gerando sensação, percepção e experiência para os usuários.

    b) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para ampliar e enriquecer ambientes reais, que são sobrepostos, complementados e modificados por elementos digitais, gerando informação, interação e valorização para os usuários.

    c) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para misturar e combinar ambientes reais e virtuais, que são sincronizados, integrados e adaptados por elementos digitais, gerando imersão, personalização e diversificação para os usuários.

    d) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para substituir e alterar ambientes reais, que são ocultados, eliminados e substituídos por elementos digitais, gerando ilusão, manipulação e alienação para os usuários.

    e) É o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para criar e experimentar ambientes alternativos, que são imaginários, fantásticos e irreais, gerando criatividade, expressão e entretenimento para os usuários.

    Resposta: A. O conceito de realidade virtual é o conceito de que as mídias digitais podem ser utilizadas para criar e simular ambientes tridimensionais, que são imersivos, interativos e realistas, gerando sensação, percepção e experiência para os usuários, conforme o livro “Realidade Virtual: Conceitos, Tecnologia e Tendências” . Esse conceito envolve aspectos sensoriais, cognitivos, emocionais e comportamentais das mídias digitais.