Tecnologias Digitais: Linguagem e programação

Planejamento: Tecnologias Digitais

Objetivos/Competências para serem aprimorados:

  • Compreender o papel das tecnologias digitais na sociedade contemporânea;
  • Desenvolver habilidades de uso de ferramentas digitais para comunicação, produção e colaboração;
  • Aprender a programar em linguagem de programação de alto nível;
  • Desenvolvedor de habilidades de pensamento crítico e solução de problemas.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  1. Introdução às Tecnologias Digitais
  2. Ferramentas Digitais para Comunicação e Produção
  3. Introdução à Programação em Linguagem de Alto Nível
  4. Pensamento Crítico e Solução de Problemas

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Atividades práticas em laboratório de informática;
  • Trabalhos em grupo;
  • Debates e discussões em sala de aula;
  • Leituras complementares.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação formativa por meio de feedback durante as atividades práticas em laboratório;
  • Avaliação somativa por meio de provas teóricas e práticas em linguagem de programação;
  • Avaliação por meio de apresentações e trabalhos em grupo;
  • Avaliação por meio de relatório e resenhas de leituras complementares.

Cronograma:

Semana 1: Introdução às Tecnologias Digitais

  • Conceitos básicos sobre tecnologias digitais;
  • O papel das tecnologias na sociedade contemporânea.

Semana 2-3: Ferramentas Digitais para Comunicação e Produção

  • Ferramentas digitais para comunicação e colaboração;
  • Ferramentas digitais para produção de conteúdo.

Semana 4-7: Introdução à Programação em Linguagem de Alto Nível

  • Introdução a uma linguagem de programação de alto nível;
  • Estruturas de controle de fluxo;
  • Estruturas de dados;
  • Funções.

Semana 8-10: Pensamento Crítico e Solução de Problemas

  • Pensamento crítico;
  • Resolução de problemas utilizando programação;
  • Desenvolvimento de projetos.

Observação: Este é apenas um exemplo de planejamento e pode ser adaptado às necessidades específicas de cada instituição de ensino e seus alunos.

 

Planejamento de Tecnologias Digitais

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender as diferentes tecnologias digitais e suas aplicações;
  • Desenvolver habilidades técnicas para lidar com ferramentas digitais;
  • Utilizar tecnologias digitais para solucionar problemas;
  • Compreender a influência das tecnologias digitais na sociedade e na cultura;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração usando tecnologias digitais.

Conteúdos/Eixos temáticos:

  • Introdução às tecnologias digitais e sua evolução;
  • Ferramentas digitais e seus usos (como processadores de texto, planilhas eletrônicas, softwares de edição de imagem e vídeo, redes sociais, entre outros);
  • Tecnologias digitais aplicadas à resolução de problemas;
  • Impacto das tecnologias digitais na sociedade e na cultura;
  • Comunicação e colaboração usando tecnologias digitais.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas e dialogadas para apresentação dos conceitos;
  • Demonstração de ferramentas digitais;
  • Trabalhos práticos em grupo para desenvolvimento de projetos digitais;
  • Debates e discussões sobre o impacto das tecnologias digitais na sociedade e na cultura;
  • Palestras e seminários com profissionais da área.

Procedimentos avaliativos/Estratégias de avaliação:

  • Avaliação formativa através de acompanhamento de trabalhos práticos em grupo;
  • Apresentação de trabalhos finais;
  • Provas escritas para avaliar o conhecimento teórico;
  • Avaliação do desempenho nas atividades de colaboração e comunicação usando tecnologias digitais.

 

Planejamento de Tecnologias Digitais

Objetivos/competências para serem aprimorados:

  • Desenvolvedor de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas relacionados à tecnologia digital;
  • Compreender e aplicar os princípios básicos de programação;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração em projetos de tecnologia digital;
  • Desenvolvedor de habilidades de pesquisa e análise de informações relacionadas a tecnologia digital;
  • Compreender o impacto da tecnologia digital na sociedade e na economia global.

Conteúdos/eixos temáticos:

  • Introdução à programação e desenvolvimento de software;
  • Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis;
  • Design de interfaces de usuário e experiência do usuário (UX/UI);
  • Desenvolvimento de jogos digitais;
  • Análise de dados e inteligência artificial;
  • Segurança da informação e privacidade;
  • Ética e responsabilidade social na tecnologia.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas com características de software;
  • Exercícios práticos de programação em sala de aula;
  • Projetos em equipe para desenvolvimento de aplicativos, jogos ou outras soluções de tecnologia digital;
  • Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à tecnologia digital;
  • Leituras e análises de estudos de caso sobre tecnologia digital;
  • Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia.

Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:

  • Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
  • Desenvolvimento de projetos em equipe com apresentação e defesa de soluções de tecnologia digital;
  • Exercícios de programação e análise de fonte de código;
  • Trabalhos escritos e pesquisas sobre materiais relacionados à tecnologia digital;
  • Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias relacionadas à tecnologia digital.

Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.

 

Planejamento: Linguagem e Programação

Objetivos/competências para serem avançados:

  • Desenvolver habilidades de programação em linguagens de alto nível;
  • Entender os conceitos de estrutura de dados e algoritmos para resolução de problemas;
  • Aplicar princípios de engenharia de software em projetos de programação;
  • Desenvolver soluções de software eficientes e escaláveis ​​para problemas complexos;
  • Trabalhe em equipe para desenvolvimento de projetos de programação.

Conteúdos/eixos temáticos:

  • Conceitos básicos de programação em linguagens de alto nível (Java, Python, C++, etc.);
  • Estruturas de dados (listas, árvores, gráficos, etc.);
  • Algoritmos (ordenamento, busca, recursão, etc.);
  • Engenharia de software (ciclo de vida do software, teste de software, arquitetura de software, etc.);
  • Desenvolvimento de projetos de programação em equipe.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas sobre conceitos de programação e algoritmos;
  • Exercícios práticos de programação em sala de aula;
  • Desenvolvimento de projetos individuais e em equipe, com acompanhamento do professor;
  • Debates e discussões em grupo sobre questões relacionadas à engenharia de software;
  • Leituras e análises de códigos fonte de projetos de programação;
  • Palestras e workshops com profissionais da indústria de programação.

Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:

  • Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
  • Desenvolvimento de projetos em equipe com apresentação e defesa de soluções de programação;
  • Exercícios de programação e análise de fonte de código;
  • Trabalhos escritos e pesquisas sobre recursos relacionados à programação;
  • Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias relacionadas à programação.

Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada. Além disso, é importante que o planejamento seja adaptado ao nível de conhecimento prévio dos alunos, de forma a garantir que os objetivos sejam alcançados.

 

Planejamento de Linguagem e Programação

Objetivos/competências para serem avançados:

  • Desenvolver habilidades avançadas em programação e lógica de programação;
  • Compreender e aplicar diferentes linguagens de programação;
  • Desenvolvedor com habilidades de resolução de problemas complexos por meio de programação;
  • Habilidades de desenvolvedor de planejamento e execução de projetos de software;
  • Compreender a importância de padrões e boas práticas em programação.

Conteúdos/eixos temáticos:

  • Algoritmos e estruturas de dados avançados;
  • Linguagens de programação, incluindo linguagens orientadas a objetos, funcionais e de script;
  • Desenvolvimento de aplicações web;
  • Desenvolvimento de aplicativos móveis;
  • Análise e visualização de dados;
  • Testes e depuração de código;
  • Gerenciamento de projetos de software.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas com práticas práticas de programação;
  • Exercícios práticos de programação em sala de aula;
  • Projetos individuais e em equipe para desenvolvimento de aplicações de software;
  • Análise de código fonte e revisão de código em equipe;
  • Palestras e workshops com profissionais da indústria de software.

Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:

  • Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
  • Desenvolvimento de projetos individuais e em equipe com apresentação e defesa de soluções de software;
  • Exercícios de programação e análise de fonte de código;
  • Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias relacionadas à programação;
  • Revisão de código fonte e avaliação do desempenho de soluções de desenvolvimento de software.

Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.

 

Planejamento: Linguagem e Programação

Objetivos/competências para serem avançados:

  • Aprofundar o conhecimento em linguagens de programação;
  • Desenvolvedor de habilidades avançadas de programação;
  • Compreender e aplicar técnicas de desenvolvimento de software;
  • Desenvolvedor com habilidades de resolução de problemas complexos em programação;
  • Compreender como alcoólicas éticas e sociais da programação e tecnologia.

Conteúdos/eixos temáticos:

  • Programação orientada a objetos;
  • Estruturas de dados e algoritmos;
  • Programação para a web;
  • Programação de sistemas distribuídos;
  • Introdução à programação funcional;
  • Segurança em programação;
  • Ética e responsabilidade social na programação.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas com características de software;
  • Exercícios práticos em sala de aula e em casa;
  • Desenvolvimento de projetos de programação em equipe;
  • Leituras e análises de estudos de caso em programação e tecnologia;
  • Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à programação;
  • Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia.

Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:

  • Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
  • Desenvolvimento de projetos de programação em equipe com apresentação e defesa de soluções de tecnologia;
  • Exercícios de programação e análise de fonte de código;
  • Trabalhos escritos e pesquisas sobre avançados em programação e tecnologia;
  • Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias avançadas em programação.

Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.

 

Planejamento de Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação

Objetivos/competências para serem avançados:

  • Desenvolver habilidades avançadas em tecnologias digitais, linguagem e programação;
  • Compreender e aplicar as principais técnicas de programação para desenvolvimento de software e aplicações;
  • Conhecer as principais tecnologias digitais utilizadas na indústria de tecnologia;
  • Compreender como médicas éticas e sociais da tecnologia e programação;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Conteúdos/eixos temáticos:

  • Fundamentos de programação e linguagem de programação;
  • Desenvolvimento de software e aplicações;
  • Banco de dados e programação de banco de dados;
  • Programação para web;
  • Segurança em programação;
  • Ética e responsabilidade social na tecnologia.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas com características de software;
  • Exercícios práticos em sala de aula e em casa;
  • Desenvolvimento de projetos de programação em equipe;
  • Leituras e análises de estudos de caso em tecnologia;
  • Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à tecnologia;
  • Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia.

Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:

  • Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
  • Desenvolvimento de projetos de programação em equipe com apresentação e defesa de soluções de tecnologia;
  • Exercícios de programação e análise de fonte de código;
  • Trabalhos escritos e pesquisas sobre avançados em tecnologia e programação;
  • Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias avançadas em tecnologia.

Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.

 

Planejamento de Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação

Objetivos/competências para serem avançados:

  • Desenvolver habilidades avançadas de programação em diferentes linguagens;
  • Compreender os conceitos de tecnologias digitais e sua aplicação em diferentes contextos;
  • utilizando técnicas e ferramentas para desenvolver projetos digitais;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação eficaz em projetos digitais;
  • Compreender as éticas e sociais da tecnologia e programação.

Conteúdos/eixos temáticos:

  • Fundamentos de tecnologias digitais;
  • Linguagens de programação para web e mobile;
  • Desenvolvimento de aplicativos web e mobile;
  • Banco de dados e gerenciamento de informações;
  • Projeto e desenvolvimento de software;
  • Análise de dados e inteligência artificial;
  • Ética e responsabilidade social na tecnologia.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas com tolerância de software e técnicas de programação;
  • Desenvolvimento de projetos de programação em equipe;
  • Leituras e análises de estudos de caso em tecnologia;
  • Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à tecnologia;
  • Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia;
  • Exercícios práticos em sala de aula e em casa.

Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:

  • Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
  • Desenvolvimento de projetos digitais em equipe com apresentação e defesa de soluções de tecnologia;
  • Exercícios de programação e análise de fonte de código;
  • Trabalhos escritos e pesquisas sobre tecnologia avançada;
  • Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias avançadas em tecnologia.

Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.

 

Planejamento de Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação

Objetivos/competências para serem avançados:

  • Desenvolvedor de habilidades de programação em diferentes linguagens;
  • Compreender os fundamentos das tecnologias digitais e suas aplicações;
  • Aprender a criar e desenvolver projetos de software e web;
  • Desenvolvedor de habilidades de trabalho em equipe;
  • Compreender como psicólogos éticas e sociais da tecnologia.

Conteúdos/eixos temáticos:

  • Fundamentos de programação em diferentes linguagens;
  • Tecnologias e suas aplicações digitais;
  • Desenvolvimento de projetos de software e web;
  • Trabalho em equipe e metodologias ágeis;
  • Ética e responsabilidade social na tecnologia.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas com aparência de software e exemplos práticos;
  • Desenvolvimento de projetos em equipe com uso de metodologias ágeis;
  • Laboratórios para prática e desenvolvimento de habilidades em programação;
  • Leituras e análises de estudos de caso em tecnologia;
  • Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à tecnologia;
  • Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia.

Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:

  • Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
  • Desenvolvimento de projetos em equipe com apresentação e defesa de soluções de tecnologia;
  • Exercícios de programação e análise de fonte de código;
  • Trabalhos escritos e pesquisas sobre tecnologia avançada;
  • Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias avançadas em programação e tecnologia.

Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.

 

Planejamento de Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação

Objetivos/competências para serem avançados:

  • Compreender e aplicar conceitos avançados em tecnologias digitais, linguagem e programação;
  • Desenvolvedor com habilidades de resolução de problemas complexos em programação;
  • utilizando as melhores práticas de programação e tecnologia;
  • Trabalhe em equipe no desenvolvimento de projetos digitais.

Conteúdos/eixos temáticos:

  • Linguagens de programação: sintaxe, semântica e estrutura de dados;
  • Desenvolvimento web: HTML, CSS, JavaScript, frameworks de desenvolvimento web;
  • Desenvolvimento de aplicativos móveis: Android, iOS;
  • Programação orientada a objetos: conceitos e práticas avançadas;
  • Bancos de dados: SQL, modelagem e gerenciamento de dados;
  • Inteligência artificial e aprendizado de máquina: conceitos e aplicações;
  • Implicações éticas e sociais da tecnologia.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas e tolerantes de software;
  • Exercícios práticos em sala de aula e em casa;
  • Desenvolvimento de projetos digitais em equipe;
  • Leituras e análises de estudos de caso em tecnologia e programação;
  • Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à tecnologia;
  • Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia.

Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:

  • Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
  • Desenvolvimento de projetos digitais em equipe com apresentação e defesa de soluções tecnológicas;
  • Exercícios de programação e análise de fonte de código;
  • Trabalhos escritos e pesquisas sobre avançados em tecnologia e programação;
  • Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias avançadas em tecnologia.

Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.