História Recontada da Arte Brasileira:
A "História Recontada da Arte Brasileira" não é um termo convencional na história da arte, mas pode ser interpretado como uma abordagem contemporânea e revisada da história da arte no Brasil, que considera perspectivas mais inclusivas e diversas em relação ao passado artístico do país. Vou fornecer uma visão geral da história da arte brasileira e destacar algumas características e exemplos significativos.
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Arte Indígena: A arte indígena brasileira é a primeira manifestação artística registrada no país. Ela engloba uma variedade de técnicas e materiais, como cerâmica, pintura corporal, cestaria e escultura. Exemplo notável é a cerâmica marajoara, produzida na região amazônica.
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Arte Colonial: Durante o período colonial, a arte estava intimamente ligada à Igreja Católica e era usada para expressar a religiosidade e a devoção dos colonizadores. Pintores como Aleijadinho, conhecido por seu trabalho em Congonhas, esculpiu imagens religiosas de grande beleza.
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Arte Moderna: No início do século XX, a arte brasileira passou por uma revolução, com artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti contribuindo para o movimento modernista. Tarsila do Amaral, por exemplo, é famosa por obras como "Abaporu" e "Antropofagia", que exploraram a identidade e a cultura brasileira.
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Semana de 1922: A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, marcou um ponto de viragem na história da arte brasileira, promovendo a modernidade e a valorização da cultura nacional. Além dos artistas mencionados, Oswald de Andrade e Mário de Andrade desempenharam papéis importantes nesse movimento.
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Arte Contemporânea: A arte contemporânea no Brasil é marcada por uma diversidade de estilos e mídias. Artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Cildo Meireles se destacaram no cenário internacional, explorando a relação entre arte e corpo, arte participativa e engajamento político.
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Arte Indígena Contemporânea: A arte indígena também evoluiu, abraçando novas mídias e linguagens. Artistas como Jaider Esbell, do povo Makuxi, têm contribuído para a cena artística contemporânea, explorando questões indígenas e ambientais.
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Arte Afro-brasileira: A arte afro-brasileira tem sido fundamental na história do país. Artistas como Abdias Nascimento e Emanoel Araújo destacam questões de identidade, racismo e a preservação das tradições afro-brasileiras em sua obra.
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Arte contemporânea indígena: Muitos artistas indígenas contemporâneos estão redefinindo a forma como a arte indígena é percebida. Eles incorporam elementos tradicionais em mídias contemporâneas, como pintura, fotografia e vídeo, para transmitir suas visões sobre a cultura, a terra e os desafios que enfrentam. Um exemplo notável é a artista Jaider Esbell, que, além de suas pinturas e desenhos, trabalha em projetos que visam sensibilizar o público para as questões indígenas, como a preservação da Amazônia e a luta por direitos territoriais.
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Arte de rua e grafite: O Brasil é conhecido por sua vibrante cena de arte de rua e grafite, que é uma forma de expressão contemporânea que muitas vezes aborda questões sociais e políticas. Artistas como OsGêmeos, Nina Pandolfo e Eduardo Kobra são reconhecidos internacionalmente por seus murais coloridos que decoram edifícios em todo o mundo. Eles trazem visões contemporâneas para as ruas, oferecendo uma plataforma para a expressão artística e social.
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Arte LGBTQ+: A comunidade LGBTQ+ também tem desempenhado um papel importante na história da arte brasileira. Artistas como Alzira Espíndola e Laerte Coutinho têm abordado questões de identidade de gênero e sexualidade em suas obras. A arte LGBTQ+ no Brasil é uma forma de resistência e celebração da diversidade.
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Arte Feminista: As artistas brasileiras têm desempenhado um papel vital no movimento feminista, usando sua arte para questionar normas de gênero e empoderar as mulheres. Regina Vater, Lygia Pape e Eneida Sanches são algumas das artistas que têm explorado o feminismo em sua produção artística.
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Arte Digital e Tecnológica: Com a evolução da tecnologia, artistas brasileiros têm se aventurado na arte digital, explorando novas mídias e técnicas. O uso de computadores e software de design permite uma expressão artística inovadora. Por exemplo, a artista Juliana Mori cria instalações e esculturas interativas que exploram a interseção entre arte e tecnologia.
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Arte na Diáspora: A diáspora africana também influenciou profundamente a arte brasileira. Artistas como Rosana Paulino, Eustáquio Neves e Arjan Martins exploram temas relacionados à herança africana e à experiência negra no Brasil, desafiando estereótipos e resgatando narrativas históricas.
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Arte de rua como forma de ativismo: Além de sua expressão artística, muitos artistas de rua no Brasil também se envolvem em ativismo social, usando suas obras para conscientizar sobre questões como desigualdade, direitos indígenas, igualdade de gênero e muito mais.
A história recontada da arte brasileira envolve uma apreciação mais ampla da diversidade cultural e étnica do Brasil, dando espaço para vozes anteriormente negligenciadas na narrativa artística. Isso inclui não apenas os povos indígenas e afro-brasileiros, mas também as contribuições das mulheres, LGBTQIA+ e outros grupos sub-representados na história da arte. É uma abordagem que celebra a pluralidade e a riqueza da arte brasileira.
A "História Recontada da Arte Brasileira" sob o ponto de vista das ciências da natureza e suas tecnologias pode ser abordada de forma interdisciplinar, explorando como a tecnologia e a ciência influenciaram e se relacionaram com a produção artística no Brasil ao longo do tempo. Abaixo, discuto como essas disciplinas podem ser aplicadas a essa perspectiva e forneço exemplos:
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Análise de Materiais e Técnicas Artísticas: As ciências da natureza, como a química, são fundamentais para a análise de materiais usados em obras de arte. Isso inclui a identificação de pigmentos, tintas e substratos. Por exemplo, a análise química pode ser usada para determinar os materiais utilizados por artistas modernistas, como Tarsila do Amaral, em suas obras, permitindo a conservação apropriada.
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Preservação e Restauração de Obras de Arte: Tecnologias avançadas são usadas na preservação e restauração de obras de arte. Por exemplo, a aplicação de técnicas de imagem de alta resolução, como a fotografia infravermelha e a radiografia, pode revelar detalhes ocultos em pinturas antigas. A restauração de esculturas históricas, como as de Aleijadinho, envolve o uso de técnicas modernas para evitar a deterioração.
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Realidade Virtual e Arte Digital: A tecnologia desempenhou um papel importante na evolução da arte brasileira contemporânea. Artistas exploram a realidade virtual e a arte digital para criar obras imersivas. Um exemplo é o trabalho de Eduardo Kac, que combina biotecnologia e arte digital em suas instalações.
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Arte Ambiental e Ciência: Artistas contemporâneos no Brasil estão cada vez mais preocupados com questões ambientais. Eles colaboram com cientistas para criar obras que destacam preocupações sobre desmatamento, mudanças climáticas e conservação. O exemplo de Ernesto Neto e sua instalação na Floresta Amazônica é um caso notável.
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Ciência do Som na Música e Arte Sonora: Artistas brasileiros têm explorado as fronteiras da arte sonora, utilizando tecnologia para criar experiências auditivas únicas. Um exemplo é a artista Laura Vinci, que trabalha com instalações sonoras interativas.
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Integração de Robótica e Arte: Alguns artistas no Brasil incorporam a robótica em suas obras, explorando a interatividade entre a arte e o público. Por exemplo, Eduardo Kac é conhecido por sua obra "Rábano" que envolveu uma planta geneticamente modificada conectada a um robô.
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Arqueologia e Arte Pré-Histórica: A arqueologia, uma ciência da natureza, contribui para a compreensão das pinturas rupestres e outros vestígios de arte pré-histórica no Brasil. O estudo dessas obras pode fornecer insights sobre as culturas antigas e as técnicas de produção artística.
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Biotecnologia na Arte Indígena: Alguns artistas indígenas contemporâneos exploram a biotecnologia em sua arte, como o uso de tintas naturais feitas a partir de plantas. Isso destaca a relação entre ciência, natureza e cultura.
A "História Recontada da Arte Brasileira" sob o ponto de vista das Ciências Humanas e suas tecnologias enfoca a relação entre a arte brasileira e a cultura, sociedade e história do Brasil. A disciplina combina elementos da história da arte, antropologia, sociologia, psicologia e outras ciências humanas para compreender como a arte reflete e molda as experiências e identidades brasileiras. Abaixo, descrevo como as Ciências Humanas e suas tecnologias se aplicam a essa perspectiva e forneço exemplos:
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Contextualização Histórica: A história da arte brasileira é estudada em seu contexto histórico, examinando como eventos políticos, sociais e econômicos influenciaram a produção artística. Por exemplo, a análise da arte colonial no Brasil considera a influência da Igreja Católica e da colonização europeia.
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Estudos Antropológicos: A disciplina considera como a arte reflete as diferentes culturas e grupos étnicos no Brasil. Os estudos antropológicos ajudam a contextualizar a arte indígena, afro-brasileira e de outros grupos, explorando como ela incorpora elementos culturais e tradições.
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Sociologia da Arte: A sociologia é usada para analisar como a arte se relaciona com a sociedade brasileira. Por exemplo, artistas modernistas, como Tarsila do Amaral, exploraram questões de identidade e nacionalismo, influenciando a sociedade e suas percepções.
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Psicologia da Criatividade: A psicologia é aplicada para entender o processo criativo de artistas brasileiros. Estudos sobre a mente e a criatividade de artistas, como Di Cavalcanti, podem fornecer insights sobre suas obras e motivações.
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Teoria da Cultura e Identidade: A teoria da cultura é usada para explorar como a arte brasileira contribui para a construção da identidade nacional e a diversidade cultural. A obra de Gilberto Freyre, "Casa-Grande & Senzala", influenciou a compreensão da relação entre arte, cultura e sociedade no Brasil.
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Tecnologia na Documentação de Arte: A tecnologia desempenha um papel importante na documentação e preservação da arte brasileira. A digitalização de obras de arte e arquivos históricos, por exemplo, tornou mais acessível o estudo e a preservação do patrimônio artístico brasileiro.
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Estudos de Gênero e Sexualidade na Arte: A perspectiva de gênero é usada para analisar como a arte brasileira reflete questões de identidade de gênero e sexualidade. Artistas como Lygia Clark e Hélio Oiticica desafiaram as normas de gênero em suas obras.
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Educação Artística e Tecnologia: A educação artística no Brasil incorpora tecnologias para ensinar e promover a apreciação da arte. Museus e galerias utilizam tecnologia para oferecer visitas virtuais, tornando a arte mais acessível.
NEM:
A aplicação do tema "História Recontada da Arte Brasileira" no novo ensino médio envolve a integração desse tópico nas disciplinas tradicionais, bem como o uso de abordagens interdisciplinares e tecnológicas para proporcionar uma compreensão mais ampla e profunda da arte brasileira. Abaixo, descrevo como esse tema pode ser aplicado no ensino médio, com exemplos detalhados:
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Integração na Disciplina de História:
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Contextualização Histórica: Dentro da disciplina de História, os alunos podem estudar a evolução da arte brasileira em relação aos eventos históricos do país. Por exemplo, ao abordar o período colonial, os alunos podem analisar como a arte estava ligada à colonização e à Igreja Católica, com foco nas obras de Aleijadinho como exemplo.
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Movimentos Artísticos e Contexto Social: No estudo de movimentos artísticos, como o Modernismo, os alunos podem examinar como a arte brasileira se relacionou com as mudanças sociais e políticas da época. Tarsila do Amaral e sua obra "Abaporu" podem ser exploradas como exemplos de expressão artística do nacionalismo.
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Integração na Disciplina de Artes:
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Análise de Obras de Arte: Os alunos podem aprender a analisar obras de arte, considerando elementos como cor, forma, composição e contexto. Exemplificando, a análise da pintura "Abaporu" pode incluir discussões sobre o uso de cores vibrantes e formas geométricas.
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Produção Artística: Os alunos podem ser encorajados a criar suas próprias obras de arte inspiradas na história recontada da arte brasileira. Eles podem usar mídias tradicionais, como pintura e escultura, ou explorar mídias digitais e tecnológicas para expressar suas ideias.
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Interdisciplinaridade:
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História da Arte e Ciências Humanas: As aulas podem combinar elementos da História da Arte com outras disciplinas das Ciências Humanas, como Sociologia e Antropologia, para examinar a influência da cultura, da sociedade e da identidade na produção artística brasileira.
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Tecnologia e Arte: A tecnologia pode ser usada para explorar obras de arte em detalhes, através de visitas virtuais a museus ou análise de obras usando software de edição de imagem. Por exemplo, os alunos podem examinar obras de arte em alta resolução para identificar detalhes que não são visíveis a olho nu.
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Recursos Tecnológicos:
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Plataformas de Ensino Online: Plataformas educacionais online, que oferecem acesso a recursos como vídeos, documentos digitalizados e realidade virtual, podem enriquecer a experiência de aprendizado. Os alunos podem explorar galerias virtuais de arte brasileira ou assistir a documentários sobre artistas e movimentos artísticos.
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Redes Sociais e Colaboração: Os alunos podem usar redes sociais e ferramentas colaborativas para compartilhar suas próprias análises de obras de arte brasileira, debater temas relacionados e colaborar em projetos de pesquisa.
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Visitas a Museus e Galerias:
- Os educadores podem organizar visitas a museus e galerias de arte, incentivando os alunos a observar, analisar e discutir as obras em um ambiente real. Isso pode proporcionar uma experiência prática valiosa.
Conteúdo Programático:
I Bimestre:
Aula 1 - Introdução à Arte Brasileira
- Apresentação do curso e dos objetivos de aprendizado.
- Definição de arte e sua importância na sociedade.
- Visão geral da diversidade cultural e étnica do Brasil e como isso influencia a arte.
- Discussão sobre a importância de "recontar" a história da arte brasileira para incluir vozes sub-representadas.
Aula 2 - Arte Indígena Brasileira
- Exploração da arte indígena brasileira, suas técnicas e materiais.
- Destaque para cerâmica, pintura corporal, cestaria e escultura.
- Exemplos notáveis, como a cerâmica marajoara.
- Discussão sobre a relação entre arte indígena e a preservação da cultura e identidade indígenas.
Aula 3 - Arte Colonial e o Período Barroco
- Análise da arte colonial no Brasil, influenciada pela colonização europeia e a Igreja Católica.
- Estudo das obras de artistas como Aleijadinho, com foco em suas esculturas barrocas.
- Discussão sobre a religiosidade e devoção expressa na arte colonial.
Aula 4 - O Movimento Modernista no Brasil
- Exploração do movimento modernista e sua influência na história da arte brasileira.
- Destaque para artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti.
- Análise das obras "Abaporu" e "Antropofagia" de Tarsila do Amaral.
II Bimestre:
Aula 5 - A Semana de 1922 e a Arte Contemporânea
- Discussão sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo e seu impacto.
- Exploração da arte contemporânea no Brasil.
- Exemplos de artistas que contribuíram para a cena artística contemporânea.
Aula 6 - Arte Afro-brasileira e de Diáspora
- Estudo da influência da diáspora africana na arte brasileira.
- Destaque para artistas como Abdias Nascimento e Emanoel Araújo.
- Discussão sobre a representação da cultura afro-brasileira na arte.
Aula 7 - Arte Indígena Contemporânea
- Exame da arte indígena contemporânea e como os artistas indígenas se adaptaram a novas mídias e tecnologias.
- Exemplo notável, como o trabalho de Jaider Esbell.
- Discussão sobre questões indígenas e ambientais na arte indígena contemporânea.
Aula 8 - Encerramento e Projetos Finais
- Revisão dos principais tópicos abordados durante o bimestre.
- Discussão sobre projetos finais, que podem incluir a criação de obras de arte inspiradas na história recontada da arte brasileira ou apresentações sobre artistas e movimentos estudados.
- Avaliação do progresso dos alunos durante o curso.
Ementa: História Recontada da Arte Brasileira
Objetivos:
- Explorar a diversidade e a evolução da arte brasileira, destacando vozes sub-representadas.
- Compreender o contexto histórico, social e cultural que influenciou a produção artística no Brasil.
- Analisar obras de artistas notáveis e movimentos artísticos que moldaram a história da arte no país.
- Investigar o papel da tecnologia e das ciências humanas na interpretação da arte brasileira.
I. Introdução à Arte Brasileira
- Definição de arte e sua relevância na sociedade.
- Diversidade cultural e étnica do Brasil e sua influência na arte.
- A importância de "recontar" a história da arte brasileira para incluir vozes sub-representadas.
II. Arte Indígena Brasileira
- Técnicas e materiais na arte indígena brasileira, incluindo cerâmica, pintura corporal, cestaria e escultura.
- Exemplo: A cerâmica marajoara como expressão artística e cultural.
III. Arte Colonial e o Período Barroco
- Arte colonial no Brasil e sua influência europeia e religiosa.
- O trabalho de Aleijadinho como destaque no período barroco.
- A expressão da religiosidade na arte colonial.
- Exemplo: A "Série dos Profetas" de Aleijadinho.
IV. O Movimento Modernista no Brasil
- Exploração do movimento modernista e seu impacto na história da arte brasileira.
- Principais artistas modernistas, incluindo Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti.
- Análise das obras "Abaporu" e "Antropofagia" de Tarsila do Amaral.
V. A Semana de 1922 e a Arte Contemporânea
- A Semana de Arte Moderna de 1922 como ponto de viragem na arte brasileira.
- Arte contemporânea no Brasil e sua diversidade.
- Exemplo: Artistas contemporâneos como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Cildo Meireles.
VI. Arte Afro-brasileira e de Diáspora
- A influência da diáspora africana na arte brasileira.
- Principais artistas que abordaram a identidade negra, incluindo Abdias Nascimento e Emanoel Araújo.
- Discussão sobre a representação da cultura afro-brasileira na arte.
- Exemplo: O trabalho de Abdias Nascimento.
VII. Arte Indígena Contemporânea
- A evolução da arte indígena no contexto contemporâneo.
- Como os artistas indígenas se adaptaram a novas mídias e tecnologias.
- Exemplo: A obra de Jaider Esbell, que aborda questões indígenas e ambientais.
VIII. Arte Digital, Tecnologia e Ciências Humanas
- O uso da tecnologia na análise e preservação da arte.
- A interseção entre arte, ciência e tecnologia.
- Exemplo: Utilização de software de análise de obras de arte.
Avaliação:
- Participação ativa em discussões e atividades em sala de aula.
- Apresentação de projetos que podem incluir análise de obras de arte, pesquisa e criação de obras inspiradas na história recontada da arte brasileira.
- Exames e provas escritas.
- Avaliação contínua do progresso dos alunos.
Portfólio: "Explorando a História Recontada da Arte Brasileira"
Aluno: [Nome do Aluno]
Descrição: Este portfólio reflete o aprendizado do aluno na disciplina "História Recontada da Arte Brasileira". Ele contém exemplos de trabalhos e projetos realizados ao longo do curso, destacando o entendimento da diversidade cultural e étnica do Brasil e a evolução da arte brasileira.
Seção 1: Introdução e Objetivos
- Objetivos de Aprendizado: Resuma os principais objetivos de aprendizado do curso, como compreender a diversidade da arte brasileira e sua evolução ao longo da história.
Seção 2: Arte Indígena Brasileira
- Exemplo 1: Relatório sobre a Cerâmica Marajoara
- Descrição: Um relatório que explora a cerâmica marajoara, suas técnicas de produção e seu significado cultural.
- Exemplo 2: Fotografias de Arte Indígena Contemporânea
- Descrição: Uma série de fotografias tiradas em uma exposição de arte indígena contemporânea, acompanhadas de análises sobre as obras e a influência da tecnologia na arte indígena.
Seção 3: Arte Colonial e o Período Barroco
- Exemplo 3: Análise da "Série dos Profetas" de Aleijadinho
- Descrição: Uma análise detalhada das esculturas da "Série dos Profetas" de Aleijadinho, destacando a influência do barroco e da religiosidade na arte colonial.
Seção 4: O Movimento Modernista no Brasil
- Exemplo 4: Apresentação sobre Tarsila do Amaral e "Abaporu"
- Descrição: Uma apresentação em PowerPoint que explora a vida e obra de Tarsila do Amaral, com ênfase na pintura "Abaporu".
Seção 5: Arte Afro-brasileira e de Diáspora
- Exemplo 5: Entrevista com um Artista Afro-brasileiro
- Descrição: Uma entrevista gravada com um artista afro-brasileiro local, discutindo sua inspiração, técnicas e a representação da cultura afro-brasileira em sua obra.
Seção 6: Arte Indígena Contemporânea
- Exemplo 6: Projeto de Arte Indígena Digital
- Descrição: Um projeto em que o aluno cria uma obra de arte digital inspirada na arte indígena contemporânea.
Seção 7: Arte Digital, Tecnologia e Ciências Humanas
- Exemplo 7: Análise de Obra de Arte com Software
- Descrição: Uma análise de uma obra de arte brasileira usando software de edição de imagem para destacar detalhes ocultos na obra.
Seção 8: Reflexão Final
- Reflexão sobre o Aprendizado: O aluno pode escrever uma reflexão final sobre o que aprendeu ao longo do curso, como a perspectiva recontada da arte brasileira o impactou e como pretende continuar explorando a arte no futuro.
Avaliação: O portfólio será avaliado com base na qualidade das análises, apresentações e projetos, bem como na capacidade do aluno de demonstrar uma compreensão profunda da história recontada da arte brasileira e sua relação com a cultura e a sociedade do Brasil.
Calendário:
Semana 1-2: Introdução à Arte Brasileira e Objetivos do Curso
- Aula 1: Apresentação do curso e dos objetivos.
- Aula 2: Definição de arte, sua importância e diversidade no Brasil.
Semana 3-4: Arte Indígena Brasileira
- Aula 3: Técnicas e materiais na arte indígena brasileira.
- Aula 4: Estudo de exemplos, como a cerâmica marajoara.
Semana 5-6: Arte Colonial e o Período Barroco
- Aula 5: Arte colonial no Brasil e influência europeia.
- Aula 6: Análise de obras de Aleijadinho, destacando o barroco.
Semana 7-8: O Movimento Modernista no Brasil
- Aula 7: Exploração do movimento modernista e principais artistas.
- Aula 8: Análise de obras de Tarsila do Amaral, como "Abaporu".
Semana 9-10: A Semana de 1922 e a Arte Contemporânea
- Aula 9: Discussão sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.
- Aula 10: Exame da arte contemporânea no Brasil, incluindo artistas como Hélio Oiticica e Lygia Clark.
Semana 11-12: Arte Afro-brasileira e de Diáspora
- Aula 11: Influência da diáspora africana na arte brasileira.
- Aula 12: Exemplos de artistas afro-brasileiros, como Abdias Nascimento.
Semana 13-14: Arte Indígena Contemporânea
- Aula 13: Evolução da arte indígena no contexto contemporâneo.
- Aula 14: Estudo de exemplos, como o trabalho de Jaider Esbell.
Semana 15-16: Arte Digital, Tecnologia e Ciências Humanas
- Aula 15: Uso da tecnologia na análise e preservação da arte.
- Aula 16: Integração da arte com a ciência e a tecnologia.
Semana 17-18: Projeto Final
- Aula 17-18: Início do projeto final, que pode envolver a criação de uma obra de arte inspirada na história recontada da arte brasileira, uma apresentação ou pesquisa aprofundada.
Semana 19: Apresentação dos Projetos Finais
- Aula 19: Os alunos apresentam seus projetos finais e compartilham suas reflexões sobre o curso.
Semana 20: Revisão e Encerramento
- Aula 20: Revisão dos principais tópicos e avaliação do progresso dos alunos ao longo do curso.
Roteiro:
Semana 1: Introdução à Arte Brasileira e Objetivos
- Aula 1: Apresentação do Curso
- Objetivo: Introduzir a disciplina, o plano do curso e as expectativas.
- Atividade: Discussão em grupo sobre a importância da arte na sociedade brasileira.
- Aula 2: Definição de Arte e Diversidade Brasileira
- Objetivo: Compreender a definição de arte e sua diversidade no Brasil.
- Atividade: Análise de diferentes formas de arte brasileira, desde a arte indígena até a contemporânea.
Semana 2: Arte Indígena Brasileira
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Aula 3: Técnicas e Materiais na Arte Indígena
- Objetivo: Explorar as técnicas e materiais utilizados na arte indígena brasileira.
- Atividade: Estudo de casos de pintura corporal, escultura em madeira e cerâmica.
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Aula 4: Cultura e Arte Indígena
- Objetivo: Compreender como a cultura indígena influencia a arte.
- Atividade: Discussão sobre a relação entre a mitologia indígena e as representações artísticas.
Semana 3: Arte Colonial e o Período Barroco
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Aula 5: Arte Colonial e Influência Europeia
- Objetivo: Analisar a arte colonial brasileira e sua influência europeia.
- Atividade: Análise de obras barrocas e sua relação com a Igreja Católica.
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Aula 6: Aleijadinho e o Barroco Brasileiro
- Objetivo: Estudar a vida e obra de Aleijadinho, destacando a escultura barroca.
- Atividade: Análise das "Profecias" e "Os Passos da Paixão" em Congonhas do Campo.
Semana 4: O Movimento Modernista no Brasil
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Aula 7: Movimento Modernista
- Objetivo: Explorar o movimento modernista e sua influência na arte brasileira.
- Atividade: Discussão sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e suas manifestações artísticas.
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Aula 8: Tarsila do Amaral e "Abaporu"
- Objetivo: Estudar a vida e obra de Tarsila do Amaral, com foco na pintura "Abaporu".
- Atividade: Análise da obra "Abaporu" e sua importância no contexto do modernismo.
Semana 5: A Semana de 1922 e a Arte Contemporânea
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Aula 9: Arte Contemporânea no Brasil
- Objetivo: Discutir a arte contemporânea no Brasil e a diversidade de movimentos artísticos.
- Atividade: Exploração de artistas contemporâneos como Hélio Oiticica e Lygia Clark.
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Aula 10: Projeto de Arte Contemporânea
- Objetivo: Desenvolver um projeto de arte contemporânea, incorporando elementos do modernismo.
- Atividade: Criação de obras de arte contemporânea, inspiradas em Tarsila do Amaral.
Semana 6: Arte Afro-brasileira e de Diáspora
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Aula 11: Diáspora Africana na Arte Brasileira
- Objetivo: Explorar a influência da diáspora africana na arte brasileira.
- Atividade: Discussão sobre a presença de elementos africanos na arte afro-brasileira.
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Aula 12: Abdias Nascimento e a Arte Afro-brasileira
- Objetivo: Estudar a vida e obra de Abdias Nascimento, destacando sua contribuição para a arte afro-brasileira.
- Atividade: Análise das obras de Abdias Nascimento e discussão sobre identidade afro-brasileira.
Semana 7: Arte Indígena Contemporânea
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Aula 13: Arte Indígena no Contexto Contemporâneo
- Objetivo: Examinar a evolução da arte indígena no Brasil contemporâneo.
- Atividade: Análise de exemplos de arte indígena contemporânea e como os artistas se adaptam a novas mídias.
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Aula 14: Jaider Esbell e a Arte Indígena Contemporânea
- Objetivo: Estudar o trabalho do artista indígena Jaider Esbell, enfocando questões indígenas e ambientais.
- Atividade: Análise das obras de Jaider Esbell e discussão sobre seu impacto.
Semana 8: Arte Digital, Tecnologia e Ciências Humanas
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Aula 15: Tecnologia na Arte e Ciências Humanas
- Objetivo: Explorar o uso da tecnologia na análise e preservação da arte brasileira.
- Atividade: Demonstração do uso de software de análise de obras de arte.
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Aula 16: Projetos de Arte Digital
- Objetivo: Desenvolver projetos de arte digital, incorporando elementos da tecnologia e ciências humanas.
- Atividade: Criação de obras de arte digital inspiradas na arte brasileira.
Semana 9-10: Projeto Final
- Aula 17-18: Início dos Projetos Finais
- Objetivo: Os alunos iniciam seus projetos finais, que podem ser de pesquisa, análise ou criação artística.
- Atividade: Revisão dos conceitos estudados e orientação para projetos.
Semana 11: Apresentação dos Projetos Finais
- Aula 19: Apresentação dos Projetos Finais
- Objetivo: Os alunos apresentam seus projetos finais à classe.
- Atividade: Avaliação dos projetos por colegas e professor.
Semana 12: Revisão e Encerramento
- Aula 20: Revisão dos Tópicos e Avaliação Final
- Objetivo: Revisão dos principais tópicos e avaliação do progresso dos alunos ao longo do curso.
- Atividade: Discussão sobre o aprendizado e conquistas dos alunos.
Sequência Didática: História Recontada da Arte Brasileira
Aula 1: Introdução à Arte Brasileira
- Objetivo: Apresentar o curso e os objetivos de aprendizado.
- Atividade: Discussão sobre a importância da arte na sociedade e na cultura brasileira.
Aula 2: Diversidade Cultural e Étnica do Brasil
- Objetivo: Explorar a diversidade cultural e étnica do Brasil e sua influência na arte.
- Atividade: Discussão sobre as várias culturas indígenas, africanas e europeias presentes no Brasil.
Aula 3: Arte Indígena Brasileira - Técnicas e Materiais
- Objetivo: Estudar as técnicas e materiais utilizados na arte indígena brasileira.
- Atividade: Análise de exemplos de pintura corporal, escultura e cerâmica indígena.
Aula 4: Arte Indígena Brasileira - Mitologia e Símbolos
- Objetivo: Explorar a relação entre a mitologia indígena e a arte.
- Atividade: Análise de obras de arte que representam mitos e símbolos indígenas.
Aula 5: Arte Colonial no Brasil - Influência Europeia
- Objetivo: Estudar a arte colonial brasileira e sua influência europeia.
- Atividade: Análise de obras de arte colonial, destacando elementos barrocos.
Aula 6: Aleijadinho e a Escultura Barroca
- Objetivo: Investigar a vida e obra de Aleijadinho, um dos principais artistas barrocos do Brasil.
- Atividade: Análise das esculturas de Aleijadinho, com foco nas "Profecias" em Congonhas do Campo.
Aula 7: Arte e Modernismo - A Semana de 1922
- Objetivo: Explorar a influência da Semana de Arte Moderna de 1922 na história da arte brasileira.
- Atividade: Discussão sobre os principais artistas e movimentos modernistas.
Aula 8: Tarsila do Amaral e o "Abaporu"
- Objetivo: Estudar a vida e obra de Tarsila do Amaral, com ênfase na pintura "Abaporu".
- Atividade: Análise da obra "Abaporu" e seu significado no contexto do modernismo.
Aula 9: Arte Contemporânea no Brasil
- Objetivo: Explorar a diversidade da arte contemporânea no Brasil.
- Atividade: Exame de artistas contemporâneos e seus trabalhos, como Hélio Oiticica e Lygia Clark.
Aula 10: Projetos de Arte Contemporânea
- Objetivo: Desenvolver projetos de arte contemporânea, incorporando elementos do modernismo.
- Atividade: Criação de obras de arte contemporânea inspiradas na Semana de 1922.
Aqui estão as próximas 10 aulas da sequência didática:
Aula 11: Arte Afro-brasileira e de Diáspora
- Objetivo: Explorar a influência da diáspora africana na arte brasileira.
- Atividade: Discussão sobre a representação da cultura afro-brasileira na arte.
Aula 12: Abdias Nascimento e a Arte Afro-brasileira
- Objetivo: Estudar a vida e obra de Abdias Nascimento, destacando sua contribuição para a arte afro-brasileira.
- Atividade: Análise das obras de Abdias Nascimento e discussão sobre a identidade afro-brasileira.
Aula 13: Arte Indígena Contemporânea
- Objetivo: Examinar a evolução da arte indígena no contexto contemporâneo.
- Atividade: Análise de exemplos de arte indígena contemporânea e como os artistas se adaptam a novas mídias.
Aula 14: Jaider Esbell e a Arte Indígena Contemporânea
- Objetivo: Estudar o trabalho do artista indígena Jaider Esbell, enfocando questões indígenas e ambientais.
- Atividade: Análise das obras de Jaider Esbell e discussão sobre seu impacto.
Aula 15: Tecnologia na Arte e Ciências Humanas
- Objetivo: Explorar o uso da tecnologia na análise e preservação da arte brasileira.
- Atividade: Demonstração do uso de software de análise de obras de arte e sua aplicação.
Aula 16: Projetos de Arte Digital
- Objetivo: Desenvolver projetos de arte digital, incorporando elementos da tecnologia e ciências humanas.
- Atividade: Criação de obras de arte digital inspiradas na arte brasileira.
Aula 17-18: Início dos Projetos Finais
- Objetivo: Os alunos iniciam seus projetos finais, que podem ser de pesquisa, análise ou criação artística.
- Atividade: Revisão dos conceitos estudados e orientação para projetos.
Aula 19: Apresentação dos Projetos Finais
- Objetivo: Os alunos apresentam seus projetos finais à classe.
- Atividade: Avaliação dos projetos por colegas e professor.
Aula 20: Revisão dos Tópicos e Avaliação Final
- Objetivo: Revisão dos principais tópicos do curso e avaliação do progresso dos alunos.
- Atividade: Discussão sobre o aprendizado e as conquistas dos alunos ao longo do curso.
Trilhas:
A aplicação do tema "História Recontada da Arte Brasileira" no novo ensino médio pode ser incorporada em diferentes trilhas e disciplinas, permitindo uma abordagem interdisciplinar e enriquecedora para os alunos. Aqui estão algumas trilhas e disciplinas nas quais o tema pode ser aplicado:
1. Trilha de Artes Visuais e Cultura:
-
Disciplina de Artes Visuais: O tema "História Recontada da Arte Brasileira" pode ser uma parte integral do currículo de Artes Visuais, onde os alunos podem explorar a evolução da arte brasileira, desde a arte indígena até a contemporânea. Eles podem criar projetos artísticos que reflitam diferentes períodos e estilos.
-
História da Arte: Uma trilha dedicada à história da arte pode incorporar o tema, fornecendo uma compreensão aprofundada da evolução da arte brasileira, analisando obras de artistas notáveis e movimentos artísticos importantes.
2. Trilha de História e Cultura Brasileira:
-
Disciplina de História: O tema pode ser introduzido na disciplina de História para explorar como a arte reflete e influencia a cultura e a história brasileira. Isso pode ajudar os alunos a compreender o contexto social e histórico por trás das obras de arte.
-
Disciplina de Cultura Brasileira: Os aspectos culturais da história recontada da arte brasileira podem ser abordados nesta disciplina, destacando a diversidade étnica e cultural do Brasil e como ela é representada na arte.
3. Trilha de Literatura Brasileira:
- Disciplina de Literatura Brasileira: A literatura e a arte muitas vezes estão interligadas. Os alunos podem explorar como a literatura brasileira e a arte se influenciam mutuamente. Por exemplo, podem ler obras literárias que descrevem ou foram inspiradas em movimentos artísticos brasileiros, como o modernismo.
4. Trilha de Ciências Humanas e Sociais:
- Sociologia e Antropologia: Estas disciplinas podem explorar a influência da arte brasileira na sociedade, bem como o impacto da diversidade cultural na produção artística. Os alunos podem investigar como a arte reflete questões sociais e identidades culturais.
5. Trilha de Tecnologia e Ciências Aplicadas:
- Tecnologia e Arte Digital: Os alunos podem aprender sobre o uso da tecnologia na análise e criação de arte brasileira. Isso inclui o uso de software para análise de obras de arte e a criação de arte digital inspirada na história recontada da arte brasileira.
6. Trilha de Meio Ambiente e Sustentabilidade:
- Arte e Meio Ambiente: Os alunos podem explorar como a arte brasileira contemporânea aborda questões ambientais e de sustentabilidade. Artistas que trabalham com esses temas podem ser estudados.
7. Trilha de Educação para a Cidadania:
- Cidadania e Identidade Cultural: Esta trilha pode incorporar o tema da "História Recontada da Arte Brasileira" para promover a compreensão da diversidade cultural e étnica do Brasil e incentivar o respeito pela identidade cultural.
A interdisciplinaridade é uma abordagem eficaz para a educação, e o tema da "História Recontada da Arte Brasileira" pode ser aplicado em várias trilhas e disciplinas, enriquecendo a experiência de aprendizado dos alunos e permitindo uma compreensão mais profunda da cultura e história brasileiras.
Itinerários Formativos:
No novo ensino médio, os "Itinerários Formativos" são uma parte importante do currículo flexível, que permite aos alunos escolher trilhas de estudo de acordo com seus interesses e objetivos de aprendizado. O tema "História Recontada da Arte Brasileira" pode ser aplicado em várias trilhas de itinerários formativos, fornecendo uma abordagem multidisciplinar para o aprendizado. Aqui estão exemplos de como esse tema pode ser integrado em diferentes itinerários:
1. Itinerário Formativo de Artes Visuais e Cultura:
Nesse itinerário, os alunos podem explorar a história recontada da arte brasileira por meio de várias disciplinas, como:
-
Disciplina de Artes Visuais: Os alunos podem aprofundar seu conhecimento em diferentes períodos artísticos, desde a arte indígena até a contemporânea. Eles podem criar obras de arte inspiradas na história da arte brasileira.
-
História da Arte: Os alunos podem estudar a evolução da arte brasileira, analisando obras e movimentos artísticos importantes. Eles podem realizar projetos de pesquisa que combinem história da arte com prática artística.
2. Itinerário Formativo de Humanidades e Ciências Sociais:
Este itinerário permite uma abordagem mais ampla, explorando a relação entre a arte brasileira e a sociedade. As disciplinas relevantes incluem:
-
História: Os alunos podem investigar como a arte reflete e influencia a história brasileira. Isso pode incluir estudos sobre o barroco, o modernismo e a arte contemporânea em contextos históricos.
-
Sociologia e Antropologia: Essas disciplinas podem explorar a influência da arte na sociedade brasileira e como a diversidade cultural é representada na arte. Os alunos podem realizar pesquisas sobre questões sociais na arte.
3. Itinerário Formativo de Tecnologia e Ciências Aplicadas:
Nesse itinerário, os alunos podem aprender sobre o uso da tecnologia na análise e criação de arte brasileira. Disciplinas relevantes incluem:
- Tecnologia e Arte Digital: Os alunos podem explorar como a tecnologia é usada para analisar obras de arte e criar arte digital inspirada na história recontada da arte brasileira. Eles podem aprender a usar software de edição de imagem e criar suas próprias obras digitais.
4. Itinerário Formativo de Cultura Brasileira:
Nesse itinerário, os alunos podem aprofundar sua compreensão da cultura brasileira por meio da arte. Disciplinas relevantes incluem:
-
Literatura Brasileira: Os alunos podem estudar obras literárias que descrevem ou foram inspiradas por movimentos artísticos brasileiros, como o modernismo. Isso permite que eles explorem as conexões entre literatura e arte.
-
Cultura Brasileira: Os alunos podem aprender sobre a diversidade cultural e étnica do Brasil e como essa diversidade é representada na arte. Eles podem estudar as influências culturais nas obras de arte brasileira.
5. Itinerário Formativo de Meio Ambiente e Sustentabilidade:
Nesse itinerário, os alunos podem explorar como a arte contemporânea aborda questões ambientais e de sustentabilidade no contexto brasileiro. Isso pode incluir:
- Arte e Meio Ambiente: Os alunos podem analisar obras de artistas contemporâneos que abordam questões ambientais e de sustentabilidade em sua arte, promovendo a conscientização ecológica por meio da expressão artística.
PRojetos:
Projeto 1: Exposição de Arte Brasileira
Objetivo: Criar uma exposição de arte que explore a história recontada da arte brasileira, destacando diferentes períodos e estilos.
Descrição:
- Divida os alunos em grupos e atribua a cada grupo um período específico da arte brasileira, como a arte indígena, o barroco, o modernismo ou a arte contemporânea.
- Cada grupo pesquisa e seleciona obras de arte representativas desse período, identificando os principais artistas e movimentos artísticos.
- Os alunos organizam uma exposição na escola, onde exibem réplicas das obras de arte, informações sobre os artistas e a época, além de curiosidades históricas.
- Durante a exposição, os grupos apresentam suas descobertas aos visitantes, explicando a importância da arte brasileira em seu período específico.
Projeto 2: Artistas Brasileiros Contemporâneos
Objetivo: Investigar a contribuição de artistas contemporâneos brasileiros para a cena artística global.
Descrição:
- Os alunos escolhem um artista contemporâneo brasileiro, como Cildo Meireles, Adriana Varejão ou Vik Muniz, para estudar em profundidade.
- Eles pesquisam a vida do artista, seu estilo, obras mais conhecidas e influência na cena artística internacional.
- Cada aluno cria uma apresentação multimídia que destaca o trabalho do artista escolhido.
- Os alunos organizam uma exposição virtual de arte contemporânea brasileira, onde apresentam suas pesquisas e as obras de seus artistas escolhidos.
Projeto 3: Arte Indígena Brasileira - Oficina de Criação
Objetivo: Criar obras de arte inspiradas na arte indígena brasileira.
Descrição:
- Os alunos estudam a arte indígena brasileira, incluindo técnicas e materiais tradicionais.
- Eles participam de oficinas de criação onde aprendem a produzir pinturas corporais, esculturas em argila ou trabalhos de cestaria inspirados na tradição indígena.
- Cada aluno cria uma obra de arte indígena, incorporando elementos da cultura indígena brasileira.
- Os trabalhos são exibidos em uma exposição na escola e os alunos explicam o processo de criação e as influências culturais.
Projeto 4: Modernismo Brasileiro - Revista Cultural
Objetivo: Explorar o modernismo brasileiro por meio de uma revista cultural.
Descrição:
- Os alunos estudam o movimento modernista no Brasil, seus principais artistas e influências.
- Eles são divididos em equipes e cada equipe é responsável por criar uma revista cultural que aborda o modernismo brasileiro.
- A revista inclui artigos sobre artistas modernistas, análises de obras de arte, entrevistas fictícias com figuras do movimento modernista e ensaios sobre a influência do modernismo na cultura brasileira.
- Os alunos apresentam suas revistas em uma feira cultural na escola, onde os visitantes podem explorar a riqueza do modernismo brasileiro por meio das revistas.
Estes projetos envolvem os alunos de forma prática, permitindo-lhes explorar a história recontada da arte brasileira de maneira criativa e informativa. Além disso, promovem habilidades de pesquisa, apresentação e expressão artística, enriquecendo a experiência de aprendizado no ensino médio.
Disciplina | Conteúdo Programático | Sugestões de Projetos |
---|---|---|
Artes Visuais | - História da arte indígena brasileira | - Exposição de arte brasileira na escola |
- O barroco e Aleijadinho | - Projeto de escultura inspirado em Aleijadinho | |
- Modernismo e Tarsila do Amaral | - Criação de obras de arte inspiradas no modernismo | |
- Arte contemporânea no Brasil | - Exposição virtual de arte contemporânea brasileira | |
História da Arte | - Evolução da arte brasileira | - Pesquisa e apresentação sobre artistas e movimentos |
- Influência europeia na arte colonial | - Curadoria de uma exposição de arte colonial | |
- Movimentos artísticos brasileiros | - Análise de obras de diferentes períodos | |
História | - Arte como reflexo da história brasileira | - Documentário sobre a arte na história brasileira |
- Semana de Arte Moderna de 1922 | - Representação artística de eventos históricos | |
Sociologia e Antropologia | - Arte como reflexo da sociedade | - Pesquisa sobre a relação entre arte e sociedade |
- Diversidade cultural e identidade | - Análise da arte afro-brasileira e indígena contemporânea | |
Tecnologia e Arte Digital | - Uso da tecnologia na análise de arte | - Projeto de análise digital de obras de arte |
- Criação de arte digital | - Exposição de arte digital inspirada na história | |
Literatura Brasileira | - Literatura e arte brasileira | - Análise de obras literárias inspiradas em movimentos |
- Movimentos literários e artísticos | - Projeto de escrita criativa inspirado na arte | |
Cultura Brasileira | - Diversidade cultural e étnica do Brasil | - Exposição cultural que inclui arte e manifestações |
- Relações entre cultura e arte | - Estudo comparativo entre cultura e arte brasileira | |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | - Arte contemporânea e questões ambientais | - Exposição de arte contemporânea com foco na sustentabilidade |
Educação para a Cidadania | - Cidadania e identidade cultural | - Projeto de sensibilização sobre a diversidade brasileira |
Esses exemplos de projetos e áreas de estudo demonstram como o tema da "História Recontada da Arte Brasileira" pode ser integrado em várias disciplinas e oferecer uma experiência de aprendizado interdisciplinar no ensino médio. Os projetos ajudam os alunos a explorar, compreender e apreciar a riqueza da arte e cultura brasileira ao longo do tempo.
Cursos:
Curso 1: "Arte Brasileira: Raízes e Contemporaneidade"
Ementa: Este curso oferece uma imersão na história recontada da arte brasileira, abordando desde as raízes indígenas até a produção artística contemporânea. Serão explorados os principais artistas, movimentos e influências que moldaram a cena artística brasileira. O objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda da arte brasileira e seu impacto na cultura e sociedade.
Objetivos:
- Compreender a evolução da arte brasileira ao longo dos séculos.
- Analisar a diversidade étnica e cultural que influenciou a arte brasileira.
- Identificar artistas e movimentos significativos na história da arte brasileira.
- Explorar a relação entre arte e contexto histórico e social do Brasil.
Competências e Habilidades: Ao concluir o curso, os alunos deverão ser capazes de:
- Analisar criticamente obras de arte brasileira de diferentes períodos.
- Relacionar a produção artística com questões sociais e culturais do Brasil.
- Reconhecer os principais artistas e suas contribuições para a arte brasileira.
- Compreender o impacto da diversidade cultural na produção artística.
Conteúdo:
- Introdução à Arte Brasileira: Diversidade Cultural e Étnica
- Arte Indígena Brasileira: Técnicas, Mitologia e Símbolos
- Arte Colonial no Brasil: Influência Europeia
- Modernismo Brasileiro: A Semana de 1922 e Tarsila do Amaral
- Arte Contemporânea no Brasil: Tendências e Artistas
Metodologia: O curso combinará aulas expositivas, análise de obras de arte, discussões em grupo e atividades práticas. Os alunos serão incentivados a realizar pesquisas independentes e a criar projetos artísticos que reflitam os estilos e movimentos estudados.
Estimativas:
- Carga horária: 40 horas
- Duração: 2 meses
- Avaliação: Apresentação de trabalhos, participação em discussões e exame final.
Referências Bibliográficas:
- BARATA, Alexandre Real. "História da Arte Brasileira: Das origens à Semana de 22." Editora Senac São Paulo, 2015.
- CALDAS, Walter. "Arte Contemporânea no Brasil: Texturas, Densidades e Dissonâncias." Editora Senac São Paulo, 2017.
- MORAES, Dênis de. "História Recontada da Arte Brasileira." Editora Nacional, 2018.
Curso 2: "Arte Indígena Brasileira: Tradição e Inovação"
Ementa: Este curso se concentra na arte indígena brasileira, abordando suas técnicas, materiais, mitologia e símbolos. Os participantes mergulharão na rica herança artística das culturas indígenas do Brasil e explorarão como essa arte continua a evoluir na contemporaneidade.
Objetivos:
- Compreender as técnicas e materiais utilizados na arte indígena brasileira.
- Explorar a relação entre a mitologia indígena e a produção artística.
- Analisar obras de arte indígena em diferentes contextos culturais.
- Investigar a influência da arte indígena na arte contemporânea brasileira.
Competências e Habilidades: Ao concluir o curso, os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar técnicas tradicionais de arte indígena.
- Reconhecer mitos e símbolos indígenas representados na arte.
- Analisar a evolução da arte indígena na contemporaneidade.
- Criar obras de arte inspiradas na tradição indígena.
Conteúdo:
- Técnicas e Materiais na Arte Indígena Brasileira
- Mitologia Indígena e Símbolos na Arte
- Escultura e Pintura Corporal Indígena
- Arte Indígena Contemporânea: Jaider Esbell e Outros Artistas
Metodologia: O curso incluirá aulas teóricas, análise de obras de arte indígena, atividades práticas de criação artística e visitas a museus e exposições de arte indígena. Os alunos serão incentivados a criar suas próprias obras de arte indígena contemporânea.
Estimativas:
- Carga horária: 30 horas
- Duração: 2 meses
- Avaliação: Apresentação de trabalhos, criação de obras de arte e participação em discussões.
Referências Bibliográficas:
- SCHADEN, Egon. "Arte Indígena." Editora Cosac & Naify, 2016.
- SOUZA, Gustavo de. "Arte Indígena Brasileira." Editora Capivara, 2019.
- ANDERSON, Monica. "Arte Indígena Contemporânea." Editora Senac São Paulo, 2018.
Curso 3: "Modernismo Brasileiro e a Revolução na Arte"
Ementa: Este curso explora o movimento modernista no Brasil e seu impacto na arte e cultura. Os alunos serão introduzidos às inovações artísticas da Semana de Arte Moderna de 1922 e estudarão artistas influentes como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
Objetivos:
- Compreender os princípios e objetivos do modernismo brasileiro.
- Analisar obras de artistas modernistas e seus significados.
- Explorar a influência do modernismo na cultura brasileira.
- Estudar o contexto histórico e social que levou à Semana de Arte Moderna.
Competências e Habilidades: Ao concluir o curso, os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer os principais artistas e movimentos do modernismo brasileiro.
- Interpretar obras de arte modernistas e seus significados.
- Relacionar o modernismo com as mudanças culturais e sociais no Brasil.
- Criar obras de arte inspiradas nos princípios modernistas.
Conteúdo:
- Contexto Histórico e Social do Modernismo
- A Semana de Arte Moderna de 1922: Objetivos e Impacto
- Tarsila do Amaral e o "Abaporu"
- Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Outros Modernistas
- Modernismo na Literatura e Música Brasileira
Metodologia: O curso incluirá aulas expositivas, análise de obras de arte modernista, discussões em grupo, leituras de textos literários modernistas e atividades práticas de criação artística.
Estimativas:
- Carga horária: 40 horas
- Duração: 2 meses
- Avaliação: Apresentação de trabalhos, análise de obras de arte e participação em discussões.
Referências Bibliográficas:
- TIRAPELI, Percival. "Modernismo Brasileiro: A Revolução na Arte." Editora WMF Martins Fontes, 2017.
- PONTUAL, Roberto. "Arte/Brasil/Hoje." Editora Cobogó, 2019.
- LOPES, Maria Alice Milliet. "Semana de 22." Editora Senac São Paulo, 2018.
Curso 4: "Arte Contemporânea Brasileira: Tendências e Desafios"
Ementa: Este curso explora a arte contemporânea no Brasil, destacando as principais tendências, artistas e desafios enfrentados pelos criadores de arte contemporânea. Os alunos serão introduzidos a obras provocativas e a discussões sobre questões sociais, políticas e culturais.
Objetivos:
- Identificar tendências na arte contemporânea brasileira.
- Analisar obras de artistas contemporâneos e seu impacto.
- Explorar o papel da arte contemporânea na sociedade.
- Debater questões sociais e políticas por meio da arte.
Competências e Habilidades: Ao concluir o curso, os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer as principais tendências na arte contemporânea brasileira.
- Analisar obras de artistas contemporâneos e interpretar suas mensagens.
- Participar de debates sobre questões sociais, políticas e culturais por meio da arte.
- Criar obras de arte contemporânea que abordem questões atuais.
Conteúdo:
- Tendências na Arte Contemporânea Brasileira
- Artistas Contemporâneos em Destaque
- Arte e Ativismo: Abordando Questões Sociais
- Arte, Política e Questões de Identidade
- Desafios e Oportunidades na Produção Artística Contemporânea
Metodologia: O curso incluirá aulas expositivas, análise de obras de arte contemporânea, discussões em grupo, visitas a galerias e ateliês de artistas, além de atividades práticas de criação artística que abordam questões sociais e políticas.
Estimativas:
- Carga horária: 40 horas
- Duração: 2 meses
- Avaliação: Apresentação de trabalhos, participação em discussões e criação de obras de arte contemporânea.
Referências Bibliográficas:
- AMARAL, Aracy A. "Arte para Quê? A preocupação social na arte brasileira 1930-1970." Editora Studio Nobel, 2019.
- TAPAJÓS, Adriano Belisário. "Arte Ativista: Políticas da Resistência na Pós-Ditadura." Editora Cobogó, 2017.
- BORGES, Antonio. "Arte Brasileira Contemporânea: Um Panorama." Editora Alameda, 2016.
Eletivas:
Disciplina Eletiva 1: "Arte Brasileira no Período Colonial"
Ementa: Esta disciplina eletiva oferece uma exploração aprofundada da arte brasileira durante o período colonial. Os alunos estudarão a influência europeia na produção artística brasileira, analisando a iconografia religiosa, a arquitetura colonial e a produção artesanal. Além disso, a disciplina examinará como as tradições artísticas indígenas e africanas se entrelaçaram com a arte colonial.
Objetivos:
- Compreender a produção artística durante o período colonial no Brasil.
- Analisar a influência da arte europeia na iconografia religiosa brasileira.
- Reconhecer o sincretismo cultural na produção artística colonial.
- Avaliar o papel da arte na colonização e conversão religiosa.
Competências e Habilidades: Ao concluir a disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar características da arte colonial brasileira.
- Analisar obras de arte colonial e sua iconografia.
- Reconhecer influências culturais na produção artística colonial.
- Compreender o contexto histórico e religioso da arte colonial.
Conteúdo:
- Arte Sacra e Iconografia Religiosa.
- Arquitetura Colonial no Brasil.
- Arte Artesanal e Mestiçagem Cultural.
- O Sincretismo nas Representações Artísticas.
- A Arte como Ferramenta de Evangelização.
Metodologia: A disciplina combina aulas expositivas, análise de obras de arte, visitas a museus e igrejas históricas, além de atividades práticas que envolvem a criação de arte sacra e arquitetura colonial.
Estimativas:
- Carga horária: 30 horas
- Duração: 2 meses
- Avaliação: Apresentação de trabalhos, análise de obras de arte e participação em visitas culturais.
Referências Bibliográficas:
- ALMEIDA, Mário Barata. "Arte Sacra no Brasil." Editora Senac São Paulo, 2018.
- BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira. "A Arte Brasileira no Período Colonial." Editora WMF Martins Fontes, 2017.
- SCHWARTZ, Stuart B. "Segredos da Barbearia: A Arte e a História da Barbearia no Brasil, 1500-2000." Companhia das Letras, 2019.
Disciplina Eletiva 2: "Modernismo Brasileiro e as Vanguardas Artísticas"
Ementa: Nesta disciplina eletiva, os alunos explorarão o movimento modernista no Brasil, com foco na Semana de Arte Moderna de 1922 e suas ramificações. Serão analisados os principais artistas, escritores e músicos envolvidos na revolução artística brasileira, assim como suas influências e desafios.
Objetivos:
- Compreender os princípios e objetivos do modernismo brasileiro.
- Analisar obras de arte, literatura e música do período.
- Explorar as ramificações do modernismo na cultura brasileira.
- Estudar o impacto da Semana de Arte Moderna de 1922.
Competências e Habilidades: Ao concluir a disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer os principais artistas e movimentos do modernismo brasileiro.
- Interpretar obras de arte, textos literários e composições musicais modernistas.
- Relacionar o modernismo com as mudanças culturais e sociais no Brasil.
- Compreender o contexto histórico da Semana de Arte Moderna.
Conteúdo:
- Contexto Histórico e Social do Modernismo.
- A Semana de Arte Moderna de 1922: Objetivos e Impacto.
- Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
- Modernismo na Literatura: Oswald de Andrade e Mario de Andrade.
- Modernismo na Música: Villa-Lobos e Heitor Villa-Lobos.
Metodologia: A disciplina inclui aulas expositivas, análise de obras de arte, leitura de textos literários e audição de composições musicais. Os alunos também serão incentivados a criar obras de arte e literárias inspiradas nos princípios modernistas.
Estimativas:
- Carga horária: 40 horas
- Duração: 2 meses
- Avaliação: Apresentação de trabalhos, análise de obras de arte e participação em discussões.
Referências Bibliográficas:
- TIRAPELI, Percival. "Modernismo Brasileiro: A Revolução na Arte." Editora WMF Martins Fontes, 2017.
- PONTUAL, Roberto. "Arte/Brasil/Hoje." Editora Cobogó, 2019.
- LOPES, Maria Alice Milliet. "Semana de 22." Editora Senac São Paulo, 2018.
Disciplina Eletiva 3: "Arte Contemporânea Brasileira: Tendências e Desafios"
Ementa: Nesta disciplina eletiva, os alunos explorarão a produção artística contemporânea no Brasil. Serão estudadas as principais tendências na arte contemporânea, bem como artistas em destaque. Além disso, a disciplina abordará como a arte contemporânea lida com questões sociais, políticas e culturais.
Objetivos:
- Identificar tendências na arte contemporânea brasileira.
- Analisar obras de artistas contemporâneos e suas mensagens.
- Explorar o papel da arte contemporânea na sociedade.
- Debater questões sociais e políticas por meio da arte.
Competências e Habilidades: Ao concluir a disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer as principais tendências na arte contemporânea brasileira.
- Analisar obras de artistas contemporâneos e interpretar suas mensagens.
- Participar de debates sobre questões sociais, políticas e culturais por meio da arte.
- Criar obras de arte contemporânea que abordem questões atuais.
Conteúdo:
- Tendências na Arte Contemporânea Brasileira.
- Artistas Contemporâneos em Destaque.
- Arte e Ativismo: Abordando Questões Sociais.
- Arte, Política e Questões de Identidade.
- Desafios e Oportunidades na Produção Artística Contemporânea.
Metodologia: A disciplina incluirá aulas expositivas, análise de obras de arte contemporânea, discussões em grupo, visitas a galerias e ateliês de artistas, além de atividades práticas de criação artística que abordam questões sociais e políticas.
Estimativas:
- Carga horária: 40 horas
- Duração: 2 meses
- Avaliação: Apresentação de trabalhos, participação em discussões e criação de obras de arte contemporânea.
Referências Bibliográficas:
- AMARAL, Aracy A. "Arte para Quê? A preocupação social na arte brasileira 1930-1970." Editora Studio Nobel, 2019.
- TAPAJÓS, Adriano Belisário. "Arte Ativista: Políticas da Resistência na Pós-Ditadura." Editora Cobogó, 2017.
- BORGES, Antonio. "Arte Brasileira Contemporânea: Um Panorama." Editora Alameda, 2016.
Disciplina Eletiva 4: "Arte Indígena Brasileira: Tradição e Inovação"
Ementa: Esta disciplina eletiva oferece uma imersão na arte indígena brasileira, abordando suas técnicas, materiais, mitologia e símbolos. Os alunos participarão de oficinas de criação inspiradas na tradição indígena e explorarão como essa arte continua a evoluir na contemporaneidade.
Objetivos:
- Compreender as técnicas e materiais utilizados na arte indígena brasileira.
- Explorar a relação entre a mitologia indígena e a produção artística.
- Analisar obras de arte indígena em diferentes contextos culturais.
- Investigar a influência da arte indígena na arte contemporânea brasileira.
Competências e Habilidades: Ao concluir a disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar técnicas tradicionais de arte indígena.
- Reconhecer mitos e símbolos indígenas representados na arte.
- Analisar a evolução da arte indígena na contemporaneidade.
- Criar obras de arte inspiradas na tradição indígena.
Conteúdo:
- Técnicas e Materiais na Arte Indígena Brasileira.
- Mitologia Indígena e Símbolos na Arte.
- Escultura e Pintura Corporal Indígena.
- Arte Indígena Contemporânea: Jaider Esbell e Outros Artistas.
Metodologia: A disciplina incluirá aulas teóricas, análise de obras de arte indígena, atividades práticas de criação artística e visitas a comunidades indígenas e exposições de arte indígena contemporânea. Os alunos serão incentivados a criar suas próprias obras de arte indígena contemporânea.
Estimativas:
- Carga horária: 30 horas
- Duração: 2 meses
- Avaliação: Apresentação de trabalhos, criação de obras de arte e participação em discussões.
Referências Bibliográficas:
- SCHADEN, Egon. "Arte Indígena." Editora Cosac & Naify, 2016.
- SOUZA, Gustavo de. "Arte Indígena Brasileira." Editora Capivara, 2019.
- ANDERSON, Monica. "Arte Indígena Contemporânea." Editora Senac São Paulo, 2018.
Planejamentos:
Planejamento 1: "Explorando a Arte Indígena Brasileira"
Justificativa: Este plano tem como objetivo introduzir os alunos à rica tradição da arte indígena brasileira, destacando sua relevância cultural e histórica. Pretende-se promover o respeito e a valorização das culturas indígenas, enquanto se desenvolvem habilidades críticas de análise artística.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender a diversidade cultural das comunidades indígenas brasileiras.
- Analisar as técnicas e materiais utilizados na arte indígena.
- Reconhecer a relação entre mitologia e arte indígena.
- Desenvolver habilidades de observação e interpretação artística.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Diversidade cultural e étnica no Brasil.
- Técnicas e materiais na arte indígena.
- Mitos e símbolos na arte indígena.
- Observação e interpretação artística.
Procedimentos Metodológicos:
- Apresentação de obras de arte indígena de diferentes regiões.
- Discussões em grupo sobre as características e significados das obras.
- Atividades práticas de criação artística inspiradas na arte indígena.
- Visitas virtuais a comunidades indígenas e exposições de arte indígena contemporânea.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Análise de obras de arte indígena.
- Participação nas discussões em grupo.
- Criação de obras de arte inspiradas na tradição indígena.
- Relatórios sobre as visitas virtuais.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Valorizar e respeitar a diversidade cultural.
- Interpretar produções artísticas.
- Utilizar técnicas e materiais artísticos.
- Investigar e compreender manifestações culturais.
Metodologia:
- Aulas expositivas.
- Discussões em grupo.
- Atividades práticas.
- Visitas virtuais.
Estimativas:
- Carga horária: 30 horas.
- Duração: 2 meses.
Referências Bibliográficas:
- SCHADEN, Egon. "Arte Indígena." Editora Cosac & Naify, 2016.
- SOUZA, Gustavo de. "Arte Indígena Brasileira." Editora Capivara, 2019.
- ANDERSON, Monica. "Arte Indígena Contemporânea." Editora Senac São Paulo, 2018.
Cronograma:
- Semana 1: Introdução à diversidade cultural indígena.
- Semana 2: Técnicas e materiais na arte indígena.
- Semana 3: Mitos e símbolos na arte indígena.
- Semana 4: Atividades práticas de criação artística.
- Semana 5: Visitas virtuais a comunidades indígenas.
Planejamento 2: "Modernismo Brasileiro: A Revolução na Arte"
Justificativa: Este plano tem como objetivo explorar o movimento modernista no Brasil e sua influência na produção artística, literária e musical. Os alunos terão a oportunidade de compreender o contexto histórico do modernismo e analisar obras de artistas modernistas.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender os princípios e objetivos do modernismo brasileiro.
- Identificar artistas e movimentos do modernismo.
- Analisar obras de arte, textos literários e composições musicais modernistas.
- Relacionar o modernismo com as mudanças culturais e sociais no Brasil.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Contexto histórico e social do modernismo.
- A Semana de Arte Moderna de 1922.
- Modernismo na literatura e na música.
- Principais artistas e obras do modernismo.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas.
- Análise de obras de arte, textos literários e composições musicais.
- Leituras de textos literários modernistas.
- Audição de composições musicais modernistas.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Apresentação de trabalhos sobre artistas modernistas.
- Análise de obras de arte modernistas.
- Participação nas discussões em grupo.
- Exame final.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Analisar produções artísticas.
- Interpretar textos literários e músicas.
- Compreender o contexto histórico e social.
Metodologia:
- Aulas expositivas.
- Discussões em grupo.
- Leituras literárias.
- Audição musical.
Estimativas:
- Carga horária: 40 horas.
- Duração: 2 meses.
Referências Bibliográficas:
- TIRAPELI, Percival. "Modernismo Brasileiro: A Revolução na Arte." Editora WMF Martins Fontes, 2017.
- PONTUAL, Roberto. "Arte/Brasil/Hoje." Editora Cobogó, 2019.
- LOPES, Maria Alice Milliet. "Semana de 22." Editora Senac São Paulo, 2018.
Cronograma:
- Semana 1: Introdução ao contexto histórico e social do modernismo.
- Semana 2: A Semana de Arte Moderna de 1922.
- Semana 3: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
- Semana 4: Modernismo na literatura: Oswald de Andrade e Mario de Andrade.
- Semana 5: Modernismo na música: Villa-Lobos e Heitor Villa-Lobos.
Planejamento 3: "Arte Contemporânea Brasileira: Tendências e Desafios"
Justificativa: Este plano tem como objetivo explorar a produção artística contemporânea no Brasil, destacando as principais tendências, artistas e desafios enfrentados pelos criadores de arte contemporânea. Os alunos serão introduzidos a obras provocativas e a discussões sobre questões sociais, políticas e culturais.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Identificar tendências na arte contemporânea brasileira.
- Analisar obras de artistas contemporâneos e seu impacto.
- Explorar o papel da arte contemporânea na sociedade.
- Debater questões sociais e políticas por meio da arte.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Tendências na arte contemporânea brasileira.
- Artistas contemporâneos em destaque.
- Arte e ativismo: abordando questões sociais.
- Arte, política e questões de identidade.
- Desafios e oportunidades na produção artística contemporânea.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas.
- Análise de obras de arte contemporânea.
- Discussões em grupo.
- Visitas a galerias e ateliês de artistas.
- Atividades práticas de criação artística que abordam questões sociais e políticas.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Apresentação de trabalhos sobre artistas contemporâneos.
- Participação nas discussões em grupo.
- Criação de obras de arte contemporânea.
- Exame final.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Reconhecer tendências na arte contemporânea.
- Analisar produções artísticas.
- Participar de debates sobre questões sociais, políticas e culturais.
- Criar obras de arte contemporânea.
Metodologia:
- Aulas expositivas.
- Discussões em grupo.
- Visitas a galerias e ateliês de artistas.
- Atividades práticas de criação artística.
Estimativas:
- Carga horária: 40 horas.
- Duração: 2 meses.
Referências Bibliográficas:
- AMARAL, Aracy A. "Arte para Quê? A preocupação social na arte brasileira 1930-1970." Editora Studio Nobel, 2019.
- TAPAJÓS, Adriano Belisário. "Arte Ativista: Políticas da Resistência na Pós-Ditadura." Editora Cobogó, 2017.
- BORGES, Antonio. "Arte Brasileira Contemporânea: Um Panorama." Editora Alameda, 2016.
Cronograma:
- Semana 1: Introdução às tendências na arte contemporânea brasileira.
- Semana 2: Artistas contemporâneos em destaque.
- Semana 3: Arte e ativismo: abordando questões sociais.
- Semana 4: Arte, política e questões de identidade.
- Semana 5: Desafios e oportunidades na produção artística contemporânea.
Planejamento 4: "Arte Brasileira no Período Colonial"
Justificativa: Este plano tem como objetivo aprofundar o estudo da arte brasileira durante o período colonial, destacando a influência europeia e a fusão de tradições culturais. Os alunos terão a oportunidade de explorar a iconografia religiosa, a arquitetura colonial e a produção artesanal da época.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender a produção artística durante o período colonial no Brasil.
- Analisar a influência da arte europeia na iconografia religiosa brasileira.
- Reconhecer o sincretismo cultural na produção artística colonial.
- Avaliar o papel da arte na colonização e conversão religiosa.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Arte sacra e iconografia religiosa.
- Arquitetura colonial no Brasil.
- Arte artesanal e mestiçagem cultural.
- O sincretismo nas representações artísticas.
- A arte como ferramenta de evangelização.
Procedimentos Metodológicos:
- Apresentação de obras de arte e arquitetura colonial.
- Discussões em grupo sobre as características e influências da arte colonial.
- Visitas a igrejas e museus históricos.
- Atividades práticas de criação artística inspiradas na arte colonial.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Análise de obras de arte colonial.
- Participação nas discussões em grupo.
- Criação de obras de arte inspiradas na tradição colonial.
- Relatórios sobre as visitas culturais.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Valorizar e respeitar a diversidade cultural.
- Analisar produções artísticas.
- Investigar e compreender manifestações culturais.
Metodologia:
- Aulas expositivas.
- Discussões em grupo.
- Visitas culturais.
- Atividades práticas.
Estimativas:
- Carga horária: 30 horas.
- Duração: 2 meses.
Referências Bibliográficas:
- ALMEIDA, Mário Barata. "Arte Sacra no Brasil." Editora Senac São Paulo, 2018.
- BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira. "A Arte Brasileira no Período Colonial." Editora WMF Martins Fontes, 2017.
- SCHWARTZ, Stuart B. "Segredos da Barbearia: A Arte e a História da Barbearia no Brasil, 1500-2000." Companhia das Letras, 2019.
Cronograma:
- Semana 1: Introdução à arte colonial no Brasil.
- Semana 2: Arte sacra e iconografia religiosa.
- Semana 3: Arquitetura colonial e arte artesanal.
- Semana 4: O sincretismo nas representações artísticas.
- Semana 5: A arte como ferramenta de evangelização.
Exercícios:
Questão 1: Qual foi o período histórico em que a arte colonial brasileira teve maior influência europeia?
a) Período Pré-Colonial. b) Período Barroco. c) Período Modernista. d) Período Indígena. e) Período Contemporâneo.
Resposta 1: b) Período Barroco.
Comentário: O período Barroco foi marcado pela forte influência europeia na arte colonial brasileira, especialmente na arquitetura das igrejas e na produção de arte sacra.
Questão 2: Quem é considerado um dos principais artistas do modernismo brasileiro e é conhecido por suas pinturas que retratam a diversidade cultural do Brasil?
a) Tarsila do Amaral. b) Anita Malfatti. c) Heitor Villa-Lobos. d) Di Cavalcanti. e) Mario de Andrade.
Resposta 2: a) Tarsila do Amaral.
Comentário: Tarsila do Amaral é uma das figuras mais proeminentes do modernismo brasileiro e é conhecida por suas obras que celebram a diversidade cultural e as tradições brasileiras.
Questão 3: Qual evento de 1922 é considerado um marco no modernismo brasileiro, introduzindo novas correntes artísticas no país?
a) Revolução Industrial. b) Semana de Arte Moderna. c) Descobrimento do Brasil. d) Revolução Constitucionalista. e) Abolição da Escravatura.
Resposta 3: b) Semana de Arte Moderna.
Comentário: A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento que introduziu o modernismo no Brasil e influenciou profundamente a produção artística, literária e musical do país.
Questão 4: Qual movimento artístico no Brasil foi marcado por uma abordagem crítica à sociedade e um forte engajamento político, especialmente após o regime militar?
a) Arte Sacra. b) Modernismo. c) Arte Indígena. d) Arte Contemporânea. e) Arte Ativista.
Resposta 4: e) Arte Ativista.
Comentário: A arte ativista no Brasil se destacou por abordar questões sociais e políticas, muitas vezes de forma crítica e engajada, especialmente após o período do regime militar.
Questão 5: Qual é o nome de uma das obras mais famosas de Di Cavalcanti, que retrata uma cena de um terreiro de candomblé?
a) "Abaporu." b) "A Caipirinha." c) "A Negra." d) "Malandragem." e) "Operários."
Resposta 5: c) "A Negra."
Comentário: "A Negra" é uma das obras mais conhecidas de Di Cavalcanti e retrata uma cena de um terreiro de candomblé, mostrando a influência das culturas africanas na arte brasileira.
Questão 6: Qual é a técnica tradicional de arte indígena brasileira que envolve a pintura corporal com tintas naturais?
a) Escultura. b) Cerâmica. c) Tecelagem. d) Pintura corporal. e) Gravura.
Resposta 6: d) Pintura corporal.
Comentário: A pintura corporal é uma técnica tradicional importante na arte indígena brasileira, que utiliza tintas naturais para criar padrões e significados simbólicos.
Questão 7: Qual artista brasileiro é conhecido por suas esculturas em madeira que retratam a fauna e a flora da região amazônica?
a) Tarsila do Amaral. b) Anita Malfatti. c) Heitor Villa-Lobos. d) Jaider Esbell. e) Mario de Andrade.
Resposta 7: d) Jaider Esbell.
Comentário: Jaider Esbell é um artista contemporâneo que se destaca por suas esculturas em madeira que retratam a rica fauna e flora da região amazônica.
Questão 8: Quais são as principais influências culturais na arte colonial brasileira?
a) Culturas indígenas e africanas. b) Culturas europeias e asiáticas. c) Culturas nórdicas e asiáticas. d) Culturas africanas e asiáticas. e) Culturas indígenas e europeias.
Resposta 8: e) Culturas indígenas e europeias.
Comentário: A arte colonial brasileira foi influenciada principalmente pelas culturas indígenas e europeias, resultando em uma fusão de tradições culturais.
Questão 9: Qual é o nome de uma das principais artistas contemporâneas brasileiras que utiliza seu trabalho para abordar questões sociais e políticas, como a defesa dos direitos indígenas?
a) Tarsila do Amaral. b) Anita Malfatti. c) Jaider Esbell. d) Beatriz Milhazes. e) Heitor Villa-Lobos.
Resposta 9: c) Jaider Esbell.
Comentário: Jaider Esbell é conhecido por seu ativismo artístico e por abordar questões sociais e políticas, incluindo a defesa dos direitos indígenas.
Questão 10: Qual é o nome da obra mais famosa de Tarsila do Amaral, que representa uma figura estilizada com uma cabeça desproporcional?
a) "Abaporu." b) "A Negra." c) "Operários." d) "Malandragem." e) "A Caipirinha."
Resposta 10: a) "Abaporu."
Comentário: "Abaporu" é uma das obras mais icônicas de Tarsila do Amaral e é conhecida por seu estilo modernista e representação de uma figura estilizada com uma cabeça desproporcional.
Questão 11: Qual é o nome do artista brasileiro que é conhecido por suas esculturas em madeira que retratam a vida na favela e as questões sociais urbanas?
a) Tarsila do Amaral. b) Heitor Villa-Lobos. c) Di Cavalcanti. d) Cândido Portinari. e) Jaider Esbell.
Resposta 11: e) Jaider Esbell.
Comentário: Jaider Esbell é conhecido por suas esculturas que abordam questões sociais urbanas, retratando a vida na favela e as realidades das comunidades.
Questão 12: Quem é considerado um dos principais artistas do Barroco brasileiro e é conhecido por suas obras de arte sacra e arquitetura colonial?
a) Tarsila do Amaral. b) Anita Malfatti. c) Di Cavalcanti. d) Aleijadinho. e) Heitor Villa-Lobos.
Resposta 12: d) Aleijadinho.
Comentário: Aleijadinho é uma figura destacada do Barroco brasileiro, conhecido por suas esculturas em madeira, obras de arte sacra e arquitetura colonial.
Questão 13: Qual é a técnica de arte indígena brasileira que envolve a confecção de objetos de cerâmica com formas estilizadas e decoração elaborada?
a) Pintura corporal. b) Escultura em madeira. c) Tecelagem. d) Cerâmica. e) Gravura.
Resposta 13: d) Cerâmica.
Comentário: A cerâmica é uma técnica importante na arte indígena brasileira, caracterizada pela confecção de objetos com formas estilizadas e decoração elaborada.
Questão 14: Qual é o nome da artista brasileira conhecida por suas obras de arte abstrata e coloridas, que frequentemente incorporam elementos da cultura popular?
a) Tarsila do Amaral. b) Anita Malfatti. c) Beatriz Milhazes. d) Di Cavalcanti. e) Heitor Villa-Lobos.
Resposta 14: c) Beatriz Milhazes.
Comentário: Beatriz Milhazes é reconhecida por suas obras de arte abstrata e coloridas que frequentemente incorporam elementos da cultura popular brasileira.
Questão 15: Qual é o movimento artístico brasileiro que se destacou por sua abordagem crítica à sociedade e à política, muitas vezes usando a arte como forma de protesto?
a) Barroco. b) Modernismo. c) Arte Contemporânea. d) Arte Ativista. e) Arte Indígena.
Resposta 15: d) Arte Ativista.
Comentário: A arte ativista é um movimento artístico que se destaca por sua abordagem crítica à sociedade e à política, frequentemente usando a arte como forma de protesto e ativismo.
Questão 16: Quais são as principais tendências na arte contemporânea brasileira?
a) Abordagem de temas sociais, política e identidade. b) Estilo neoclássico e acadêmico. c) Arte figurativa tradicional. d) Uso predominante de técnicas do período colonial. e) Ênfase na arte religiosa.
Resposta 16: a) Abordagem de temas sociais, política e identidade.
Comentário: A arte contemporânea brasileira frequentemente aborda questões sociais, políticas e de identidade, refletindo os desafios e questões atuais da sociedade.
Questão 17: Qual é o nome do movimento artístico que se concentra na valorização da cultura indígena e na criação de obras contemporâneas inspiradas na tradição indígena?
a) Modernismo. b) Barroco. c) Arte Sacra. d) Arte Indígena Contemporânea. e) Arte Ativista.
Resposta 17: d) Arte Indígena Contemporânea.
Comentário: A Arte Indígena Contemporânea se concentra na valorização da cultura indígena e na criação de obras contemporâneas inspiradas na tradição indígena.
Questão 18: Quais são os principais temas abordados na arte indígena contemporânea?
a) Questões sociais e políticas. b) Abstração e geometria. c) Temas históricos. d) Mitologia e rituais indígenas. e) Arte abstrata.
Resposta 18: d) Mitologia e rituais indígenas.
Comentário: Na arte indígena contemporânea, é comum encontrar obras que abordam temas relacionados à mitologia e aos rituais das culturas indígenas.
Questão 19: Qual é o nome do movimento artístico que se concentra na valorização da cultura indígena e na criação de obras contemporâneas inspiradas na tradição indígena?
a) Modernismo. b) Barroco. c) Arte Sacra. d) Arte Indígena Contemporânea. e) Arte Ativista.
Resposta 19: d) Arte Indígena Contemporânea.
Comentário: A Arte Indígena Contemporânea se concentra na valorização da cultura indígena e na criação de obras contemporâneas inspiradas na tradição indígena.
Questão 20: Qual é o nome do artista brasileiro que é conhecido por suas pinturas e esculturas que retratam a vida nas favelas do Rio de Janeiro?
a) Tarsila do Amaral. b) Heitor Villa-Lobos. c) Di Cavalcanti. d) Cândido Portinari. e) Jaider Esbell.
Resposta 20: c) Di Cavalcanti.
Comentário: Di Cavalcanti é conhecido por suas obras que retratam a vida nas favelas do Rio de Janeiro, abordando questões sociais urbanas.
Questão 21: Qual é o nome do movimento artístico que se concentra na valorização da cultura indígena e na criação de obras contemporâneas inspiradas na tradição indígena?
a) Modernismo. b) Barroco. c) Arte Sacra. d) Arte Indígena Contemporânea. e) Arte Ativista.
Resposta 21: d) Arte Indígena Contemporânea.
Comentário: A Arte Indígena Contemporânea se concentra na valorização da cultura indígena e na criação de obras contemporâneas inspiradas na tradição indígena.
Questão 22: Qual é o nome do artista brasileiro que é conhecido por suas esculturas em madeira que retratam a fauna e a flora da região amazônica?
a) Tarsila do Amaral. b) Anita Malfatti. c) Heitor Villa-Lobos. d) Jaider Esbell. e) Mario de Andrade.
Resposta 22: d) Jaider Esbell.
Comentário: Jaider Esbell é um artista contemporâneo que se destaca por suas esculturas em madeira que retratam a fauna e flora da região amazônica.
Questão 23: Qual é o nome de uma das obras mais famosas de Tarsila do Amaral, que retrata uma figura estilizada com uma cabeça desproporcional?
a) "Abaporu." b) "A Negra." c) "Operários." d) "Malandragem." e) "A Caipirinha."
Resposta 23: a) "Abaporu."
Comentário: "Abaporu" é uma das obras mais icônicas de Tarsila do Amaral e é conhecida por seu estilo modernista e representação de uma figura estilizada com uma cabeça desproporcional.
Questão 24: Qual é o nome do movimento artístico brasileiro que se concentra na valorização da cultura indígena e na criação de obras contemporâneas inspiradas na tradição indígena?
a) Modernismo. b) Barroco. c) Arte Sacra. d) Arte Indígena Contemporânea. e) Arte Ativista.
Resposta 24: d) Arte Indígena Contemporânea.
Comentário: A Arte Indígena Contemporânea se concentra na valorização da cultura indígena e na criação de obras contemporâneas inspiradas na tradição indígena.
Questão 25: Qual é o nome do movimento artístico brasileiro que se destacou por sua abordagem crítica à sociedade e à política, muitas vezes usando a arte como forma de protesto?
a) Barroco. b) Modernismo. c) Arte Contemporânea. d) Arte Ativista. e) Arte Indígena.
Resposta 25: d) Arte Ativista.
Comentário: A arte ativista é um movimento artístico que se destaca por sua abordagem crítica à sociedade e à política, frequentemente usando a arte como forma de protesto e ativismo.
Questão 1: Qual foi o movimento artístico responsável por introduzir elementos modernistas na arte brasileira no início do século XX? a) Barroco b) Rococó c) Modernismo d) Renascimento e) Romantismo
Resposta Comentada: A resposta correta é (c) Modernismo. O movimento modernista no Brasil, marcado pela Semana de Arte Moderna de 1922, revolucionou a arte brasileira introduzindo elementos modernos, inovadores e contestatórios.
Questão 2: Quem é considerado um dos maiores expoentes da arte barroca no Brasil e é conhecido por suas esculturas em madeira? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Anita Malfatti d) Di Cavalcanti e) Heitor Villa-Lobos
Resposta Comentada: A resposta correta é (b) Aleijadinho. Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, é um dos mais importantes artistas do período barroco no Brasil e é famoso por suas esculturas em madeira e pedra.
Questão 3: Qual região do Brasil é famosa pela produção de cerâmica artesanal, incluindo o uso de técnicas indígenas? a) Nordeste b) Sul c) Centro-Oeste d) Sudeste e) Norte
Resposta Comentada: A resposta correta é (a) Nordeste. A região nordeste do Brasil é conhecida por sua rica tradição de cerâmica artesanal, muitas vezes incorporando técnicas indígenas em suas criações.
Questão 4: O que é sincretismo na arte brasileira? a) Uma técnica de pintura a óleo. b) Uma técnica de entalhe em madeira. c) A mistura de elementos de diferentes culturas na produção artística. d) Um movimento artístico do século XVIII. e) Uma técnica de cerâmica.
Resposta Comentada: A resposta correta é (c) A mistura de elementos de diferentes culturas na produção artística. O sincretismo na arte brasileira refere-se à fusão e à convivência de diferentes influências culturais, como as indígenas, africanas e europeias.
Questão 5: Quem é a artista brasileira conhecida por suas obras que retratam elementos do folclore e da cultura popular do Brasil? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Anita Malfatti d) Di Cavalcanti e) Cândido Portinari
Resposta Comentada: A resposta correta é (a) Tarsila do Amaral. Tarsila do Amaral é famosa por suas obras que retratam elementos do folclore e da cultura popular brasileira, influenciando o movimento antropofágico do modernismo.
Questão 6: Onde ocorreu a Semana de Arte Moderna de 1922, um evento que marcou o início do modernismo no Brasil? a) São Paulo b) Rio de Janeiro c) Salvador d) Belo Horizonte e) Recife
Resposta Comentada: A resposta correta é (a) São Paulo. A Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu em São Paulo e teve um impacto significativo na história da arte brasileira.
Questão 7: Quem é o artista contemporâneo brasileiro conhecido por suas intervenções urbanas e murais que abordam questões sociais e políticas? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Anita Malfatti d) Di Cavalcanti e) Kobra
Resposta Comentada: A resposta correta é (e) Kobra. Eduardo Kobra é um renomado artista contemporâneo brasileiro famoso por suas intervenções urbanas e murais que frequentemente abordam questões sociais e políticas.
Questão 8: Qual movimento artístico do século XVIII no Brasil é conhecido por seu foco na representação de elementos religiosos, incluindo santos, anjos e cenas bíblicas? a) Barroco b) Rococó c) Modernismo d) Renascimento e) Romantismo
Resposta Comentada: A resposta correta é (a) Barroco. O movimento barroco no Brasil era fortemente marcado pela representação de elementos religiosos, como santos, anjos e cenas bíblicas.
Questão 9: Qual artista brasileiro é conhecido por suas pinturas que representam o cotidiano, a sensualidade e a cultura popular do Brasil? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Anita Malfatti d) Di Cavalcanti e) Heitor Villa-Lobos
Resposta Comentada: A resposta correta é (d) Di Cavalcanti. Di Cavalcanti é um artista brasileiro conhecido por suas pinturas que retratam o cotidiano, a sensualidade e a cultura popular do Brasil.
Questão 10: O que são as esculturas de Aleijadinho em Congonhas, Minas Gerais, principalmente conhecidas por representar? a) Personagens do folclore brasileiro. b) Santos católicos. c) Figuras indígenas. d) Paisagens brasileiras. e) Animais típicos da fauna brasileira.
Resposta Comentada: A resposta correta é (b) Santos católicos. As esculturas de Aleijadinho em Congonhas, Minas Gerais, são principalmente conhecidas por representar santos católicos.
Questão 11: Qual é o nome do artista brasileiro que é frequentemente chamado de "pintor de operários" devido às suas obras que retratam o trabalho e a luta dos trabalhadores? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Candido Portinari d) Di Cavalcanti e) Heitor Villa-Lobos
Resposta Comentada: A resposta correta é (c) Candido Portinari. Candido Portinari é conhecido como o "pintor de operários" devido às suas obras que retratam o trabalho e a luta dos trabalhadores.
Questão 12: Onde os azulejos de talha dourada são encontrados comumente na arquitetura colonial brasileira? a) Nas fachadas de igrejas. b) Em palácios reais. c) Nas casas dos escravos. d) Em edifícios governamentais. e) Nas fazendas de café.
Resposta Comentada: A resposta correta é (a) Nas fachadas de igrejas. Os azulejos de talha dourada são frequentemente encontrados nas fachadas das igrejas coloniais brasileiras.
Questão 13: O que é uma característica marcante da escultura de artistas indígenas brasileiros? a) Uso de mármore italiano. b) Representação de temas mitológicos gregos. c) Escultura em bronze. d) Uso de madeira e elementos da cultura indígena. e) Estilo cubista.
Resposta Comentada: A resposta correta é (d) Uso de madeira e elementos da cultura indígena. A escultura de artistas indígenas brasileiros é caracterizada pelo uso de madeira e elementos da cultura indígena em suas obras.
Questão 14: Qual movimento artístico do século XIX no Brasil enfatizou o nacionalismo e a busca pela identidade brasileira? a) Modernismo b) Barroco c) Romantismo d) Renascimento e) Cubismo
Resposta Comentada: A resposta correta é (c) Romantismo. O movimento romântico no Brasil enfatizou o nacionalismo e a busca pela identidade brasileira.
Questão 15: Quem foi o pintor brasileiro que se destacou por suas obras que representam a natureza e a cultura indígena do Brasil? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Anita Malfatti d) Di Cavalcanti e) Candido Portinari
Resposta Comentada: A resposta correta é (e) Candido Portinari. Candido Portinari é conhecido por suas obras que representam a natureza e a cultura indígena do Brasil, além de temas sociais.
Questão 16: Qual é a técnica artística que utiliza pequenos pedaços de vidro, cerâmica ou pedra para criar mosaicos decorativos? a) Vitral b) Afresco c) Talha dourada d) Gravura e) Mosaico
Resposta Comentada: A resposta correta é (e) Mosaico. A técnica artística que utiliza pequenos pedaços de vidro, cerâmica ou pedra para criar mosaicos decorativos é chamada de mosaico.
Questão 17: Quem foi o artista brasileiro que se destacou por suas obras que representam o ciclo do café e a vida no campo? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Anita Malfatti d) Di Cavalcanti e) Candido Portinari
Resposta Comentada: A resposta correta é (e) Candido Portinari. Candido Portinari é conhecido por suas obras que representam o ciclo do café e a vida no campo brasileiro.
Questão 18: Qual é a técnica artística que envolve a aplicação de pigmentos sobre uma parede molhada? a) Vitral b) Afresco c) Talha dourada d) Gravura e) Mosaico
Resposta Comentada: A resposta correta é (b) Afresco. A técnica artística que envolve a aplicação de pigmentos sobre uma parede molhada é chamada de afresco.
Questão 19: Quem é o artista brasileiro famoso por suas esculturas de ferro que representam o movimento e a fluidez? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Oscar Niemeyer d) Di Cavalcanti e) Cândido Portinari
Resposta Comentada: A resposta correta é (c) Oscar Niemeyer. Oscar Niemeyer é conhecido por suas esculturas de ferro que representam o movimento e a fluidez em sua arquitetura moderna.
Questão 20: Quem foi a primeira artista mulher a participar da Semana de Arte Moderna de 1922, desafiando as convenções da época? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Anita Malfatti d) Di Cavalcanti e) Candido Portinari
Resposta Comentada: A resposta correta é (c) Anita Malfatti. Anita Malfatti foi a primeira artista mulher a participar da Semana de Arte Moderna de 1922, desempenhando um papel importante no movimento modernista.
Questão 21: Qual é o nome do artista brasileiro que criou a famosa obra "Abaporu", que se tornou um ícone do movimento antropofágico? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Anita Malfatti d) Di Cavalcanti e) Candido Portinari
Resposta Comentada: A resposta correta é (a) Tarsila do Amaral. Tarsila do Amaral é a artista por trás da famosa obra "Abaporu", que se tornou um ícone do movimento antropofágico.
Questão 22: Que elemento é comumente usado na talha dourada na arquitetura colonial brasileira para criar decorações em relevo? a) Ouro em folha b) Mármore branco c) Madeira escura d) Argila vermelha e) Vidro colorido
Resposta Comentada: A resposta correta é (a) Ouro em folha. A talha dourada na arquitetura colonial brasileira é frequentemente criada usando ouro em folha para criar decorações em relevo.
Questão 23: Qual é o nome do artista brasileiro conhecido por suas esculturas de madeira que retratam o cotidiano e as cenas do sertão nordestino? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Oscar Niemeyer d) Agnaldo Manoel dos Santos e) Candido Portinari
Resposta Comentada: A resposta correta é (d) Agnaldo Manoel dos Santos. Agnaldo Manoel dos Santos é um artista brasileiro conhecido por suas esculturas de madeira que retratam o cotidiano e as cenas do sertão nordestino.
Questão 24: Quem é o arquiteto brasileiro famoso por suas obras de arquitetura moderna, incluindo o projeto de Brasília? a) Tarsila do Amaral b) Aleijadinho c) Oscar Niemeyer d) Di Cavalcanti e) Candido Portinari
Resposta Comentada: A resposta correta é (c) Oscar Niemeyer. Oscar Niemeyer é um arquiteto brasileiro famoso por suas obras de arquitetura moderna, incluindo o projeto de Brasília.
Questão 25: Qual é o nome do movimento artístico do início do século XX que procurava criar uma arte genuinamente brasileira, livre de influências europeias? a) Barroco b) Cubismo c) Modernismo d) Renascimento e) Rococó
Resposta Comentada: A resposta correta é (c) Modernismo. O movimento modernista do início do século XX no Brasil tinha como objetivo criar uma arte genuinamente brasileira, livre de influências europeias e marcada pela Semana de Arte Moderna de 1922.